Cidadãos Honorários: engenheiro Tilim, um homem à frente de seu tempo - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Cidadãos Honorários: engenheiro Tilim, um homem à frente de seu tempo

 

Na próxima quarta-feira, dia 13 de abril, a Câmara de Laranjeiras do Sul realizará uma Sessão Solene que marca a entrega de Títulos de Cidadania Honorária àqueles cidadãos que, apesar de não serem nascidos em um município, passam a ser agraciados como conterrâneos, irmãos daquele local por toda a contribuição dedicada à cidade. O evento acontecerá a partir das 19h no Cine Teatro Iguassú. Mas, antes mesmo da solenidade, preparamos uma série de perfis para apresentar os homenageados ao público.

Tilim – Talvez você não saiba, mas ele está no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Praça José Nogueira do Amaral e na Praça do Cristo. Ao pedalar pela ciclovia e diversos outros espaços públicos importantes você não o vê, mas ele também está lá. Falamos sobre o engenheiro civil Leoni Luiz Faé Meletti, ou simplesmente, Tilim, responsável por projetar algumas das mais importantes e arrojadas obras do Município.

Com uma visão sempre a frente de seu tempo, apesar de ser laranjeirense no coração, essa figura ilustre nasceu em Barão de Cotegipe, no Rio Grande do Sul, em 1956. É filho do alfaiate Ulderigi Meletti e da dona de casa, Benigna Faé. O menino, de origem humilde, chegou aqui em 1962, há 60 anos, sem sequer imaginar a importância da obra que construiria. O apelido é de meados de 1970, por sua aparência se assemelhar ao personagem “Tilim”, protagonista de novela transmitida naquele ano. Fez o ensino fundamental na Escola Aluísio Mayer e concluiu o colegial no Floriano Peixoto.

Atuação - Sempre buscando aprender, trabalhou em 1968 no Clube Operário como cobrador de mensalidades. Na sequência, atuou gratuitamente na prefeitura municipal, na junta de Serviço Militar. A primeira carteira assinada foi em 69. No mesmo ano formou-se como Técnico Contábil. Em 74, mudou-se para Curitiba onde iniciou o curso de Direito. Em 1980, formou-se em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em 1997 estudou Matemática na FIFIG de Guarapuava, atual Unicentro. E o currículo só aumenta: também possui mais de 50 especializações, entre as quais, Cálculo Estrutural, Pavimentações e Grandes Barragens. Também foi professor no Colégio Gildo Schuck entre 1981 e 1982.

Carreira Política - Iniciou a vida pública em 1982, segundo ele, no desejo de contribuir com a sociedade de alguma forma. E, mesmo sem muito recurso financeiro, tornou-se vereador com 454 votos. A atuação agradou. Na sequência, se reelegeu com 1.004 votos, sendo eleito o presidente da Câmara na mesma legislatura. Na gestão 1993-1996 tornou-se vice-prefeito. Em 1997, candidatou-se ao cargo de prefeito, ficando em 2° lugar.

Tilim também foi presidente de comissões e associações, além de outros importantes funções de representação. Na Prefeitura, atuou em inúmeras Secretarias, sendo nomeado como Secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos em 1993; Secretário de Infraestrutura, Planejamento e Indústria no ano de 2005 até 2012 e, atualmente, atuando na Secretaria de Obras desde 2016. Também é presidente do Operário Laranjeiras Futsal, colocando o município novamente na rota de grandes feitos esportivos na área.

Família – Aqui, o engenheiro construiu laços de amizade e sua família. É casado há 32 anos com Alice de Fátima Meletti e tem cinco filhos: Kailú, Kailuã, Yuna, Roberta e Luigi. Este último, o único filho homem, representa o amor que tem pela cidade, ao batizá-lo como Luigi Francesco de Laranjeiras Meletti.

Título - Esse é o Tilim e um pouco de sua grandiosa história construída ao longo de mais de 40 anos no município. Por isso, o engenheiro civil será homenageado com o Título de Cidadania Honorária pela Câmara, matéria de autoria do ex-vereador Márcio dos Alexandre e aprovada por todos os parlamentares da legislatura 2017-2020. Outras figuras que também serão condecoradas são: o deputado estadual, Artagão Júnior; a ex-prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz; o Juiz do Trabalho, João Wentz; o empresário Luiz Franciosi; e o médico cirurgião, Isac Yamazaki.

CMLS