Cidadãos Honorários: Dr. Isac, uma vida dedicada à salvar vidas - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Cidadãos Honorários: Dr. Isac, uma vida dedicada à salvar vidas

 

Na próxima quarta-feira, dia 13 de abril, a Câmara de Laranjeiras do Sul realizará uma Sessão Solene que marca a entrega de Títulos de Cidadania Honorária àqueles cidadãos que, apesar de não serem nascidos em um município, passam a ser agraciados como conterrâneos, irmãos daquele local por toda a contribuição dedicada à cidade. O evento acontecerá a partir das 19h no Cine Teatro Iguassú. Mas, antes mesmo da solenidade, preparamos uma série de perfis para apresentar os homenageados ao público.

Isac – Isac Kei Yamazaki, ou simplesmente Dr. Isac. Por suas mãos, milhares de crianças laranjeirenses vieram ao mundo. Você, que lê este perfil, certamente é uma dessas pessoas ou, provavelmente, conhece alguém que nasceu com a intervenção do médico. Natural de Bastos, São Paulo, essa trajetória – de quem auxiliou o nascimento de tanta gente e a salvar outras milhares de vidas – começou em 08 de dezembro de 1947.

História - Isac é o quinto filho do pastor Nagafumi (in memoriam) e da Sra. Sakae (in memoriam), nascidos no Japão. Anos mais tarde, a família mudou-se para a capital paulista. Apesar das dificuldades que passavam, viviam unidos fazendo trabalhos de montagem de peças e acessórios de plástico. Em 57 foram morar em Londrina, devido à transferência do Sr. Nagafumi para a igreja da cidade. Lá Isac cursou colégio público. Em paralelo aos estudos, com 11 anos, trabalhava como encanador e funileiro.

E, justamente em uma dessas passagens, a vontade de ser médico começava a surgir. “Certo dia, ao instalar um encanamento no banheiro de uma senhora, sujei a parede branca das instalações. Era uma residência elegante, muito bonita. Por sujar os azulejos, a proprietária chamou minha atenção. Era a casa de um médico. E, ao ser corrigido, falei a mim mesmo que um dia também seria médico, teria uma residência bonita. Hoje, não tenho uma casa tão elegante quanto aquela, pois não é o que faz a diferença, mas sou médico e feliz pela profissão que escolhi”, confidenciou.

Medicina - Com 18 anos, Isac decidiu morar em Curitiba. Então com ajuda financeira do irmão Shinobu, fez curso preparatório para o vestibular de Medicina, que tentou duas vezes sem sucesso. Chegou a estudar Odontologia, mas sentiu-se insatisfeito, por sentir que a vocação era outra. Foi quando o irmão insistiu para que ele tentasse novamente Medicina. E desta vez, foi aprovado, ingressando na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1970. No terceiro ano, começou a trabalhar como plantonista no Pronto Socorro do Hospital Cajuru.

Em 1975, após formado, fez Residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas. Neste ínterim, casou-se com Monica Fujiwara e nasceu o primeiro filho do casal, André. A família aumentou com a vinda de mais dois filhos, Ricardo e Lucas. Com a morte precoce da esposa Monica, em 93, passou a exercer o papel de pai e mãe. Em 98 casou-se com Ester Telli, com a qual, teve Angelo e Natan. Isac também tem quatro netos: Isabela, Mateus, Davi e Vitor.

Laranjeiras do Sul – A história em Laranjeiras começou após término da Residência, em dezembro de 78. A convite do Diretor do Hospital São José, Isac se estabeleceu no instituto onde atuou até março de 1979. Após este período começou os atendimentos no Hospital São Lucas, trabalhando com o Dr. Carlos Felipe de Sio e o Dr. Antônio Carlos Pavan (bioquímico do Laboratório de Análises Modelo). Também atendeu pacientes no posto de saúde no período dos acidentes na construção da Usina Salto Santiago. “Havia falta de médicos, e apesar da especialidade em cirurgia geral, atendia também pediatria, obstetrícia, ortopedia, clínica geral e anestesiologia”, destacou.

Hoje após mais de 40 anos de Laranjeiras do Sul, atualmente como presidente da Organização São Lucas, tem continuado o trabalho de servir. Apesar da idade, Isac continua realizando um árduo trabalho, investindo neste ofício, muitas vezes, mais de dez horas diárias. De qualquer maneira, exerce tal trabalho de boa vontade, de forma responsável, eficaz, e principalmente humana. Estima ter realizado mais de dez mil cirurgias e doze mil partos/cesarianas em sua vida.

Título - Vendo seus filhos nascerem e crescerem em Laranjeiras do Sul e, como costuma brincar, “fazendo os filhos dos outros nascerem”, Dr. Isac tornou-se um verdadeiro cidadão laranjeirense, tanto pela sua vida pessoal e atrelamentos ao município, quanto pelo seu exímio auxílio na área da saúde, sendo considerado de forma unânime como um verdadeiro exemplo profissional.

Por isso, o médico será homenageado com o Título de Cidadania Honorária pela Câmara, matéria de autoria do ex-vereador Júnior Gurtat e aprovada por todos os parlamentares da legislatura 2017-2020. Outras figuras que também serão condecoradas são: o deputado estadual, Artagão Júnior; a ex-prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz; o Secretário de Obras e Engenheiro Sênior, Leoni Meletti-Tilim; o Juiz do Trabalho, João Luiz Wentz e empresário, Luiz Franciosi, da Auto Braz.

CMLS