Secretaria da Agricultura de Quedas do Iguaçu deve anunciar nos próximos dias programa de incentivo ao plantio de erva mate - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Secretaria da Agricultura de Quedas do Iguaçu deve anunciar nos próximos dias programa de incentivo ao plantio de erva mate

 


Trata-se de um  programa de apoio  ao plantio de erva  mate, onde serão repassadas mudas à famílias de agricultores do município. Além do subsídio da Prefeitura, o agricultor vai receber  assessoria técnica para o cultivo.  O Secretário da Agricultura,  Alcindo Penso está  trabalhando na elaboração do programa  que trará um plano de incentivo ao pequeno agricultor, como política municipal de incentivo à erva mate, dando condições  e incentivos para quem queira produzir , principalmente a agricultura familiar. 


A iniciativa partiu do prefeito Elcio Jaime, depois de ouvir a sugestão de uma agricultora, Dona Carolina,  da Linha Fazendinha   A  erva mate tem sido uma nova produção de receita para o pequeno agricultor  e  não somente a comercialização mas também a produção de mudas,  através do antigo viveiro da Araupel , agora sob a responsabilidade dos irmãos Manfio, proprietários do Viveiro de mudas  Manfio, de Guarapuava, incentivados pelo prefeito Élcio Jaime.  


Levantamento do Instituto de Florestas do Paraná aponta que a erva-mate é o principal produto florestal fora do segmento madeireiro. O Valor Bruto da Produção (VPB), calculado com base na produção e no preço pago aos produtores, gira em torno de R$ 530 milhões.   Existe até sorvete de mate. É uma cultura que cai nas graças da população e quase não leva defensivos agrícolas. É uma cultura moderna.


Assessoria