Quedas do Iguaçu - Centro de Cultura também é espaço de educação - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Quedas do Iguaçu - Centro de Cultura também é espaço de educação

Oficinas de dança, violão e xadrez são oferecidas no local

 

Com objetivo de fomentar a arte e expandir o conhecimento cultural, o Centro de Cultura de Quedas do Iguaçu também é um espaço educativo que oferece a todos os quedenses oportunidade de aprender, aprimorar e praticar novas habilidades. De segunda a sexta-feira são realizadas atividades como aulas de violão, balé e xadrez.

 

O presidente do Centro de Cultura, Nicolas Dutra, destaca a extrema importância da Arte e da Cultura para o desenvolvimento intelectual das pessoas, sendo as oficinas uma grande oportunidade para isso. “As Oficinas têm esse objetivo de estimular a aptidão artística e a desenvoltura social do participante. O Centro de Cultura tem essa responsabilidade de promover e ser o grande estimulador desse tipo de evento”, afirma.

 

Benefícios das oficinas são refletidos em casa e na escola

 

Qualquer pessoa pode participar, de qualquer idade. Mas, as crianças e jovens são o número maior de alunos que já frequentam o Centro. A adolescente Amanda Santos, de 12 anos, frequenta as aulas de Xadrez do professor Everaldo de Oliveira há 1 ano e já tem sentido os reflexos desse aprendizado nas atividades escolares. “Melhorei muito minhas notas na escola, principalmente em matemática”, diz Amanda. 

 

Segundo o professor, o xadrez para as crianças é passado como um estudo pedagógico que tem como objetivo melhorar o cálculo, a lidar com mapas mentais e questões abstratas. “E inserir a criança em uma vida em que ela percebe que pode aprender, que pode melhorar seu conhecimento objetivo. E isso tem um resultado maravilhoso quando vai pra dentro da escola, devido a capacidade de se concentrar mais a longo prazo, e nas relações. Eu trabalho o xadrez como um aspecto de vida”, conta Everaldo.

 

Assim como as aulas de violão que também exigem concentração e contribuem para a formação de uma nova habilidade e lógica no raciocínio, e o incentivo de formação de novos artistas na cidade. 

 

Já as aulas de Balé, ministradas pela professora Rafaella Melo trazem às crianças também benefícios para o corpo físico trabalhando além da concentração, a respiração e a resistência física. Atualmente, no total 53 crianças participam das aulas de balé, que acontecem de segunda a quinta-feira nos períodos da manhã e tarde.

 

Confira a agenda das oficinas:

 

Segunda-feira:

Balé - das 8h às 11 e das 14 às 16horas

Violão - 8h as 11, das 14h às 17 e das 19h às 21 horas.

Xadrez- das 10h às 11h30 e das 16h às 17 horas

 

Terça-feira:

Balé- das 10h às 11 e das 17h30 às 20 horas

Xadrez - das 16h às 17 horas

 

Quarta-feira:

Balé - das 8h às 11 e das 14 às 16horas

 

Quinta-feira:

Balé- das 10h às 11 e das 17h30 às 20 horas

 

Sexta-feira: 

Xadrez - das 16h às 17 horas

 

Para participar as inscrições podem ser feitas pela secretaria do Centro de Cultura.

 

 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa / Noronha Comunicação