Virmond - Setembro Amarelo - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Virmond - Setembro Amarelo


 Infelizmente o tema prevenção ao suicídio é pouco falado, e os índices demonstram a gravidade desse assunto, visto que o Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídio. 

Existe um grande tabu em relação ao tema, muitos acreditam que ao se falar em suicídio estão incentivando as tentativas, porem isso é mito, precisamos debater sobre esse assunto, além de falar precisa-se oferecer ajuda. 

Não estar bem consigo mesmo não é frescura, e sim doença. Na tentativa suicida muitas vezes a pessoa não quer acabar com a vida, mas sim com o seu problema, a dor parece ser tão grande que ela não vê outra saída. 

Segundo a Psicóloga Elizandra Aparecida Rodriguês Sebastião (CRP 08/23707), “em vez de criticar precisamos orientar para que a pessoa busque ajuda, falar sobre o problema é sempre a melhor solução. Toda pessoa que fala em tentar suicídio apresenta um risco eminente e merece ser investigado e dedicado uma atenção especial, aquela fala que permeia por aí de que, quem fala que vai se matar, não se mata, não é verdade. Por impulsividade e em um momento de desespero a fatalidade acontece. Uma escuta especializada e sem julgamento é essencial”, destacou. 

“Na vida nunca estamos sozinhos, por mais difícil que se pareça o caminho, sempre tem uma saída que não seja o suicido, vale lembrar que somos importantes para alguém”, finalizou Elizandra. 

Se você não está se sentindo bem ou conhece alguém que apresenta ideação suicida busque ajuda, vá até a unidade básica de saúde do nosso município, e tenha em mente sua vida vale muito.


Prefeitura de Virmond