Plataforma colaborativa impulsiona empreendedorismo local - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Plataforma colaborativa impulsiona empreendedorismo local

 Exemplo de marketplace, Sicredi Conecta facilita comércio eletrônico de pequenos empreendedores associados. Solução registrou aumento de 120% no número de usuários nos últimos cinco meses


Tendência no varejo e no setor de serviços, a transformação digital ficou ainda mais forte com a pandemia do novo coronavírus. Muitos empreendedores tiveram que apostar no e-commerce para ampliar a área de atuação e manter as vendas. E a tendência de compras em ambiente virtual deve continuar. De acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos brasileiros pretendem manter o hábito de compras on-line após a pandemia.

O crescimento do comércio eletrônico está conectado ao desenvolvimento de sites e plataformas colaborativas de marketplace que possibilitam a presença, especialmente dos pequenos empreendedores, no ambiente virtual. O Sicredi Conecta, aplicativo de marketplace da primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, permite anúncios e vendas de produtos e serviços entre associados. Atualmente, a ferramenta reúne mais de 45 mil usuários, aumento de 120% se comparado a maio de 2020, quando a plataforma registrava 20 mil usuários. 

A solução, disponibilizada pelo Sicredi desde 2019, tornou-se ainda mais relevante durante a pandemia. Com mais de 28 mil anúncios publicados no Sicredi Conecta, a instituição registrou, no terceiro trimestre de 2020, mais de mais de 102 mil visualizações de anúncios no aplicativo.

“A ferramenta digital é de fácil acesso e auxilia os associados nas vendas on-line de produtos e serviços. O Sicredi Conecta funciona como uma grande vitrine dos negócios locais. As transações são feitas de maneira segura e com agilidade. E o mais importante: os associados não pagam pela utilização do aplicativo”, comenta o gerente de Marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério Leal.

A associada do Sicredi e empreendedora Alana Muxfeldt conta que começou a fazer bolos, doces e brigadeiros em casa, em 2005. Três anos mais tarde, abriu a Zucker Brigaderia, em Marechal Cândido Rondon, no interior do Paraná. De acordo com a empresária, o Sicredi Conecta tem ajudado na divulgação do cardápio, especialmente em datas especiais, e a alavancar as vendas. “Tivemos um bom acesso nas publicações dos produtos e conseguimos concretizar vendas por meio do aplicativo. A ferramenta é muito dinâmica, clean e de fácil entendimento, e vem contribuindo ainda mais nas vendas e divulgação de produtos e da empresa”, explica.  

Economia local

A ferramenta disponibilizada pelo Sicredi está alinhada com a campanha Eu coopero com a economia local, desenvolvida pela instituição financeira cooperativa com o objetivo de fortalecer as relações comerciais regionais fomentando o empreendedorismo local. A iniciativa integra um conjunto de ações que incentivam a compra em pequenos estabelecimentos, movimentando a economia, gerando desenvolvimento e renda nas comunidades onde as cooperativas filiadas atuam. 

Participante do movimento, a empreendedora da Zucker Brigaderia destaca como a iniciativa também tem colaborado com o negócio e o desenvolvimento regional. “Acredito que valorizando o comércio local, formamos uma rede de apoio, fortalecendo e estimulando a economia da cidade. Faz o dinheiro circular dentro da comunidades e, desta forma, as empresas conseguem investir na diversidade de produtos e melhora do atendimento, além de divulgar as empresas e firmar ainda mais o pequeno negócio”, finaliza a empreendedora.