Espigão Alto do Iguaçu - Departamento de confecção de identidade registra aumento superior a 100% no atendimento a população - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Espigão Alto do Iguaçu - Departamento de confecção de identidade registra aumento superior a 100% no atendimento a população


 O departamento responsável pela confecção de documentos de identidade em Espigão Alto do Iguaçu registrou, no último ano, um aumento superior a 100% na emissão de novos documentos. De acordo com o técnico responsável pelo setor na Prefeitura, Natalicio de Jesus da Luz, somente em 2025 foram confeccionadas 1.072 novas identidades, sendo que cerca de 40% delas foram emitidas para crianças, que passam a contar com o documento oficial de identificação e os idosos.

Natalicio também destacou a crescente procura por parte do público idoso, que tem solicitado o novo documento atualizado, agora com biometria. A tecnologia representa uma camada adicional de segurança para prevenir fraudes, garantir o acesso contínuo a benefícios previdenciários — como aposentadoria e BPC/LOAS — e facilitar a prova de vida, reduzindo a necessidade de deslocamentos físicos.
Ele ressaltou ainda que, até 2032, toda a população deverá substituir o atual documento de identidade por um modelo atualizado, que reunirá novas tecnologias em um único documento pessoal.
O departamento de Espigão Alto do Iguaçu também atendeu aproximadamente 20% de usuários provenientes de outros municípios, que buscaram atendimento na cidade.
𝐂𝐚𝐫𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐞 𝐈𝐝𝐞𝐧𝐭𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐍𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥
Natalicio agradeceu ao prefeito Agenor Bertoncelo, que autorizou a aquisição de novos equipamentos tecnológicos, tornando o processo de emissão mais ágil e eficiente.
“Os bons índices de atendimento refletem a modernização dos processos, a agilidade na entrega e a implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). No Paraná, por exemplo, a Polícia Civil (PCPR) bateu recordes em 2025, emitindo mais de 1,3 milhão de novas identidades”, comentou.
𝐈𝐦𝐩𝐥𝐞𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨 𝐝𝐚 𝐍𝐨𝐯𝐚 𝐂𝐚𝐫𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚 (𝐂𝐈𝐍):
A transição para a Carteira de Identidade Nacional tem tornado o processo mais seguro e eficiente, reduzindo riscos de fraudes.
Aumento de Demanda e Agilidade:
Com a facilitação do agendamento online e o uso de novas tecnologias, as unidades têm conseguido atender a um volume maior de pessoas com rapidez, incluindo atendimentos itinerantes em municípios.
𝐀𝐮𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐦𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐞 𝐀𝐠𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞:
A gestão de documentos tem utilizado indicadores de desempenho para melhorar a eficiência da administração municipal, garantindo a satisfação do cidadão.
𝐌𝐨𝐧𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐐𝐮𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞:
A possibilidade de verificar se o documento está pronto via sistema (online) tem otimizado o atendimento e diminuído filas.
𝐀çõ𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐭𝐚𝐪𝐮𝐞:
No Paraná, o Instituto de Identificação (IIPR) modernizou o sistema, permitindo que a solicitação da segunda via da CIN seja feita até pela internet para quem já possui dados validados.
Esses bons resultados refletem o esforço contínuo dos órgãos de identificação em otimizar o fluxo de emissão, garantindo a documentação de registro à população, incluindo populações vulneráveis.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu
Fonte: SESP-PR

Assessoria