A Cooperativa Agroindustrial Coasul deu início à implantação de um grande projeto na zona rural de Laranjeiras do Sul: a construção de uma Granja de Matrizes para recria e produção de ovos férteis na região do Km 130, um investimento total de cerca de R$ 85 milhões que vai gerar empregos e renda, além de receitas para o município.
Na tarde de quinta-feira (13), foi realizada uma visita técnica no complexo, onde os representantes da cooperativa apresentaram a conclusão da primeira etapa do projeto. O vice-presidente da Coasul, Paulo Roberto Facchin, destacou o caráter estratégico do projeto para a cadeia de produção da cooperativa, que atua na avicultura há 15 anos. “A produção de ovos e pintainhas é uma parte muito importante da cadeia”, explicou. Atualmente, a Coasul aloja cerca de 3,5 milhões de aves por mês, mas a nova granja permitirá a produção própria, garantindo maior controle e autonomia.
A área total onde está sendo construída a Granja de Matrizes é de 86 alqueires e permitirá a construção de dois núcleos, totalizando 28 barracões e cerca de 28 casas para funcionários, funcionando como uma pequena cidade. O médico veterinário e responsável técnico pelas matrizes pesadas da Coasul, Júlio César Garroso de Almeida, detalhou o funcionamento do complexo. “A granja de recria receberá as pintainhas com um dia de vida e as manterá por cerca de 25 semanas até atingirem a idade fértil. A previsão é alojar as primeiras aves no dia 20 de dezembro deste ano. Posteriormente, elas serão transferidas para os núcleos de produção de ovos”, afirmou Júlio César.
Hoje, a Coasul emprega cerca de 300 pessoas em Laranjeiras do Sul e quando esse novo projeto estiver finalizado a expectativa é a geração de mais 70 postos de trabalho. O prefeito de Laranjeiras do Sul, Jaison Mendes, celebrou o investimento e reafirmou que o município está de portas abertas para novas parcerias. Ele mencionou obras de infraestrutura, como a construção de um novo Parque Industrial e a pavimentação de estradas rurais e urbanas, como parte do esforço para atrair e apoiar novos investimentos. “Não apenas para a Coasul, mas, para nós como cidadãos, é uma vitória e, também, para o município é uma grande alegria participar desse momento”, disse o prefeito.
Assessoria

.gif)




.gif)