Na última terça-feira (15), o município de Virmond promoveu a 14ª Conferência Municipal de Saúde, no Salão da Terceira Idade, com o tema:
“Humanização e cuidado: saúde mental como direito de todos”.
As conferências municipais, realizadas a cada quatro anos, têm papel estratégico para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito local. São nelas que se avaliam as condições da saúde pública, definem-se prioridades e se elaboram propostas que orientam a formulação das políticas públicas de saúde, com o envolvimento direto da sociedade.
A abertura do evento foi realizada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janete Krankoski, seguida da palestra magna com a psicóloga Mariana Motta, que abordou de forma sensível e aprofundada os desafios e a importância da saúde mental como direito de todos, ressaltando a humanização no cuidado com o paciente.
Durante o evento, o prefeito Fernando Mierzva deu as boas-vindas aos participantes e reforçou os avanços conquistados nos primeiros seis meses de gestão. A primeira-dama e secretária municipal de saúde, Gracielly Scherner da Rosa, destacou:
• O projeto para zerar as filas de exames;
• A reestruturação administrativa e física da Secretaria Municipal de Saúde;
• A conquista de R$ 400 mil em recursos parlamentares;
• A aquisição de três ambulâncias com apoio dos deputados Artagão Júnior e Alexandre Curi e contrapartida do município;
• E a compra de um veículo Spin 7 lugares com recursos próprios.
No período da tarde, a conferência seguiu com a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde – gestão 2025 a 2028, com a reeleição de Janete Krankoski como presidente.
Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho que discutiram os principais eixos temáticos, resultando na formulação de propostas para o fortalecimento da saúde no município.
A conferência reuniu representantes do Poder Executivo e Legislativo, profissionais da saúde, usuários do SUS e demais membros da comunidade, consolidando um espaço democrático e participativo de construção coletiva para o futuro da saúde em Virmond.
“Seguimos firmes com o compromisso de cuidar das pessoas com responsabilidade, diálogo e participação popular. A saúde é prioridade e precisa ser pensada por todos”, reforçou o prefeito Fernando.
Assessoria

.gif)


.gif)
.gif)