Certificação de Rio Bonito do Iguaçu - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Certificação de Rio Bonito do Iguaçu


 Na última sexta feira dia 06 estiveram em Francisco Beltrão na Cabana Manhare, a responsável pelo Departamento de Turismo de Rio Bonito do Iguaçu e a Presidente do Conselho Municipal do Turismo - COMTUR e extensionista do IDR – Paraná,prestigiando um evento realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná, Vales do Iguaçu.

O evento foi realizado para oficializar a posse da nova Diretoria da Agencia – Gestão 2025/2028 agora será presidida pelo Sr. Edilberto Minski, com o compromisso de reforçar o propósito da Agencia em continuar articulando em prol do desenvolvimento integrado e sustentável do Sudoeste do Paraná com metas mobilizadoras para a região pela integração de forças políticas, sociais e empresariais, destacando o turismo em todas as suas formas.
No mesmo evento foi entregue os certificados para os municípios que vão integrar o Mapa Brasileiro do Turismo, e Rio Bonito do Iguaçu, já faz parte da Instância Governamental Vales do Iguaçu e estava pleiteando entrar no Mapa Brasileiro do Turismo há algum tempo, entretanto foi preciso regularizar toda a documentação o que se concretizou em abril deste ano.
Estar no Mapa Brasileiro do Turismo é um passo importante para os municípios com potencial turístico, estar no mapa é fazer parte das iniciativas da Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo que permite, ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região. O Programa de Regionalização do Turismo trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.
Rio Bonito do Iguaçu, possui atrativos naturais que estão localizados nos mais diferentes pontos do município, oportunizando práticas de Turismo Ecológico com trilhas em áreas de preservação ambiental, estancia de águas termais com uma vista privilegiada do Rio Iguaçu, o qual desemboca a cachoeira do Rio Padre, com aproximadamente 8 m de queda, turismo religioso, com festas tradicionais e peregrinações, turismo de pesca, com etapas regionais disputadas no lago, turismo de aventura, pois os aspectos geográficos desta região são inigualáveis, conseguem proporcionar uma experiência única para quem vem visitar, possui canyon formado pelo antigo leito do Rio Iguaçu, grandes quedas d'água, cachoeiras e o alagado da represa da Usina de Salto Santiago que formam um destino para quem procura um local de paz, harmonia e contato com a natureza.
Agora o próximo passo do departamento de turismo é mapear esses locais e divulgar regionalmente, iniciando um longo processo que buscar tornar o município um dos grandes destino turístico da região, porque potencial temos.

Assessoria