O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, deu início às apresentações do documentário “100 Anos da Colonização Polonesa na Fazenda Amola Faca”, projeto subsidiado pelo incentivo à cultura, Lei Paulo Gustavo.
A exibição começou na segunda-feira (2) para os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino. Para o grupo da terceira idade e a população em geral, será apresentada na próxima segunda-feira (9), no Auditório Municipal Ladislau Radecki, após a encenação do Nascimento de Jesus – Jasełka, que inicia às 18h30.
Idealizado pelo escritor e historiador Geraldo Zapahowski e pelo jornalista Wilian Clay Wachak, o documentário de curta-metragem retrata, de forma cronológica, a chegada dos imigrantes poloneses à antiga Fazenda Amola Faca, atual município de Virmond/PR. O filme utiliza narrativas ilustradas, personagens e objetos, registros fotográficos, encartes de jornais, documentos de época, diários da sociedade colonizadora e entrevistas com familiares descendentes dos primeiros colonizadores.
Entre os principais objetivos a serem alcançados com o projeto do documentário Virmond - 100 Anos de Colonização Polonesa na Fazenda Amola Faca estão: o incentivo e a promoção da cultura local, o resgate histórico, o marco dos 100 anos da colonização polonesa, o registro histórico para as gerações atuais e futuras, além de disponibilizar informações para demais interessados sobre o início da formação da colônia que deu origem ao atual município.
A entrada é gratuita, e futuramente o documentário estará disponível nos acervos das bibliotecas da rede de ensino, na Casa da Memória e nos canais oficiais do município.
Assessoria