Nesta segunda-feira, dia 18, em prol do Dia da Consciência Negra, feriado nacional do dia 20 de novembro, a Prefeitura de Ibema, em parceria com a Secretaria de Assistência Social promoveu uma exposição cultural que visa destacar as contribuições da cultura africana para a formação da sociedade brasileira. A mostra, foi aberta ao público durante o dia 18, no Centro Múltiplo e ofereceu diversas manifestações artísticas, históricas e culturais dos povos africanos, que influenciam diretamente a identidade do Brasil.
A exposição contou com fabricações feitas pelos alunos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento do Vínculo com animais, objetos, quadros, máscaras, instrumentos musicais, entre outros, elementos fundamentais na construção do Brasil contemporâneo. A Coordenadora do Centro Múltiplo e a professora de capoeira ajudaram na confecção dos objetos, utensílios, entre outros, e nos ensinamentos para os alunos que estavam fazendo as explicações sobre o modo de vida dos povos africanos no Brasil, a exposição visa promover o conhecimento e a reflexão sobre a importância da diversidade racial e cultural.
A exposição foi aberta ao público, entretanto durante o dia em horários definidos as escolas do município, CMEI Ildo Vigo, CMEI Iolanda S. Lovato, Escola Municipal Octávio Simioni, Escola Municipal Getúlio Vargas, Colégio Estadual José de Anchieta e APAE, com seus respectivos responsáveis puderam participar da mostra.
A Prefeita Viviane Comiran, esteve contemplando o evento e comentou que “a exposição busca promover um espaço de educação e valorização da cultura afro-brasileira, para a construção de uma sociedade mais igualitária", afirmou.
A exposição ficará até a terça-feira, dia 19 e pode ser visitada pelo público. Esta ação tem o objetivo de promover um ambiente de respeito e valorização da rica diversidade cultural que forma o Brasil.
Assessoria