O gestor participou de sessão legislativa onde respondeu a questionamentos dos parlamentares e proposições de interesse da população Quedense
O prefeito eleito para o mandato de 2025/2028, em Quedas do Iguaçu, Rafael Moura participou de uma sabatina com membros do Parlamento Jovem na última quinta-feira (28). A presidente do Parlamento, Nathaly Isabelly Saldanha Chisk, apresentou uma “Carta de Intenções”, elaborada pelos parlamentares, que foi lida durante a sessão legislativa.
Na sessão foram apresentadas 12 proposições, entre elas que aborda a necessidade de retirada de pontos de ônibus que estão em desuso em vários bairros da cidade, Vila Rural e interior do município.
As proposições foram votadas e apresentadas para atual gestão, que acabou não acatando as sugestões.
Confira algumas das proposições:
• A implantação no sistema escolar municipal e estadual do município, modalidades olímpicas como atletismo, arremesso, entre outras atividades neste setor.
• O desenvolvimento de um programa de sinalização de placas, com identificação das comunidades dos Assentamentos e Pré-Assentamentos, existente em Quedas do Iguaçu.
• A retirada do barranco (Rua Carvalho), que fica na parte de baixo do Centro de Educação Infantil (CMEI) “Pequeno Colibri”, do bairro Alto Recreio, para que seja adequado o espaço para estacionamento para veículos dos servidores da unidade de ensino, como também da Unidade Básica de Saúde.
• A construção de “Um Ponto de Ônibus ou cobertura externa”, em anexo ao Colégio Cívico Militar John Kennedy.
• A colocação de lombadas com elevação, redutores de velocidade e pinturas de faixas de pedestres, no trecho da Rodovia PR 473, onde a população faz a travessia entre os bairros, Kennedy, Bela Vista e Jardim Floresta. Como também no trecho da Rua Peroba (Bairro Barro Preto), em frente ao Auto Posto MG.
• A implantação de um “Trevo ou Rotatória”, na PR 484, sentido a Três Barras do Paraná, no trecho que dá acesso no lado direito ao Cemitério Municipal, lado esquerdo a empresa Max Denin.
• A elaboração de um projeto de Lei, que venha punir os cidadãos que jogam entulhos e lixos em vias públicas, obstruindo calçadas, trazendo riscos à população. Nesse projeto de Lei precisa constar a obrigatoriedade da utilização de “Begs”, para colocação de areia e pedras a serem utilizados nas obras e edificações. Como também que toda obra tenha uma caçamba de apoio, para armazenamento dos descartes das obras.
• que seja solicitado da Companhia Saneamento do Paraná (Sanepar), para que execute programa de saneamento básico no bairro São Cristóvão e Tarumã (antigo Sem-teto).
• Solicita uma parceria com o Executivo para um convênio, criando a destinação de recursos de repasse de orçamento a esta Casa, criando “Uma bolsa de estudos”, aos membros deste Parlamento. Recursos estes a serem repassados pela presença nas sessões legislativas deste Parlamento Jovem. AÇÕES NOVAS INOVADORAS
Rafael Moura disse estar impressionado com a qualidade de proposições apresentadas, muitas delas, que fazem parte do seu Plano de Governo.
“Estejam certos que vamos ter a sensibilidade em ouvir as demandas deste Parlamento e buscar implementar o mais rápido possível algumas sugestões, pois pelo que vejo são de extrema necessidade para a população e vem de encontro com a nossa maneira de governar, que será de trabalhar projetos que visem dar qualidade de vida a nossa população e o seu bem estar. Estão de parabéns todos os envolvidos neste projeto parlamentar, certamente um orgulho para Quedas do Iguaçu”, enfatizou Rafael.
Questionado ele falou que já está trabalhando mesmo antes de assumir o seu mandato na busca de recursos, para diversas frente que pretende trabalhar dentro da gestão pública, entre elas de concluir as obras do novo hospital.
Quando ao projeto do Sesc/Senac, Rafael lamentou atual gestão não ter dado a possibilidade dos trabalhos de transição, para se inteirar a real situação financeira e os projetos em execução no município.
“Vamos sim construir diversos trechos em pontos críticos da cidade, como na entrada da Vila Rural, este próximo ao Cemitério, entre outros. Avalio que neste momento a construção de trevos nos acessos a cidade tem muito necessidade do que a construção de portais, pois salvam vidas e evitam acidentes e atropelamentos”, destacou.
UMA MÃO AMIGA DO PARLAMENTO
O presidente da Câmara Municipal, Adilson Poleze, que encampou o projeto do Parlamento Jovem, comentou estar feliz e orgulhoso dos resultados e a demanda de proposições apresentadas pelos vereadores mirins.
“Mesmo não estando a frente da Mesa Diretora em 2025 podem contar com meu apoio. Que orgulho fazer parte deste projeto, parabéns aos membros que fizeram parte das duas legislaturas, a Diretora Minéia, Sargento Braun e professor Ademilson”, frisou Poleze.
CARTA DE INTENÇÕES AO EXECUTIVO
O projeto Parlamento Jovem de Quedas do Iguaçu tem como base de trabalho o Colégio Cívico-Militar do Bairro Jonh Kennedy- Ensino Fundamental e Médio. Que tem como objetivo formar a consciência político-cidadã de alunos e alunas do Ensino Fundamental e Médio.
Excelentíssimos recém eleitos Prefeito Rafael Moura e Vice-prefeita, Marlene Revers, está “Carta de Intenções”, que este Parlamento apresenta nesta sessão legislativa contém itens com sugestões que visam estreitar as relações com este Parlamento.
Nas preposições que serão apresentadas nesta sessão, já aprovadas por este plenário, são indicações de ações que visam melhorias, que venham beneficiar a população num todo, em diversos setores. Como também projetos voltados para o desenvolvimento social e econômico de Quedas do Iguaçu.
Temos conhecimento dos imensos desafios que vossa excelência terá pela frente ao assumir o Município a partir de 1º de janeiro de 2025, considerando que a realidade da saúde e da educação são deveras preocupantes, além da preocupação com o retorno dos investimentos no município e perspectivas de crescimento econômico e empresarial.
Nossos mais sinceros votos são que vossas excelências sejam os precursores de um novo tempo para Quedas do Iguaçu e a sua população.
Numa administração sustentável, que garanta o atendimento ao cidadão, com serviços públicos de qualidade e eficiência.
COMPOSIÇÃO PARLAMENTAR
Nathaly Isabelly Saldanha Chisk; Stefany Bueno da Silva; Jhenifer Godois; Maria Eduarda Pereira; Ana Paula Zanata; Rafael de Jesus; Kamyla Zimmer; João Gabriel Osório Soares; Sarah Elizabete Petry; Vinícius Cachoeira ferron; Emeli de Brito; Agatha Milena M. De Oliveira e Sofia Ayres Poleze.
OS SUPLENTES
Everdan Augusto dias Moraes; Vitor Renan e Kauan Henrique Dos Santos Nunes.
COORDENAÇÃO:
Minéia Canton (Diretora); Sargento Braun (Diretor Militar) e
Ademilson Antonio da Costa (Professor).