Os 82 conselheiros e suplentes do Conselho Estadual das Cidades – ConCidades estarão em Curitiba nos dias 28 e 29 de novembro para a realização da sua 47ª Reunião Ordinária. O trabalho do Conselho serve de subsídio para a elaboração de políticas públicas voltadas para o planejamento urbano nos três níveis do Poder Executivo.
Da programação do encontro consta a reativação das Câmaras Técnicas da Habitação, Saneamento, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, e Transporte e Mobilidade. As Câmaras Técnicas são responsáveis pela discussão e a organização das demandas dos municípios em forma de proposta, que, se aprovadas no Pleno do Conselho, são encaminhadas, como sugestões, aos setores do Executivo. O objetivo é estimular a realização de estudos, além de participar na tomada de providências ou na criação/incorporação em políticas públicas.
A secretária das Cidades e presidente do Conselho, Camila Mileke Scucato, destaca a importância da retomada das reuniões. “Queremos manter a proximidade entre Governo do Estado e a população, uma característica da administração do governador Ratinho Junior”, diz.
Camila participará da abertura da reunião e irá apresentar o portfólio de ações realizadas pela pasta e a Política de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado. São programas que viabilizam obras e a aquisição de equipamentos, veículos e serviços via transferência voluntária de recursos ou operações de crédito do Sistema de Financiamento dos Municípios – SFM.
Já o retorno das Câmaras Técnicas devolve à normalidade as atividades do Conselho. “Com a pandemia, houve interrupções e ficamos impedidos de realizar muitas das atividades. Fomos resgatando, etapa por etapa, toda a dinâmica do ConCidades. Com as CTs, o Conselho recupera, na totalidade, a sua dinâmica”, completa o secretário executivo do ConCidades, Orlando Bonette. A pedido dos conselheiros, também será feita a apresentação do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano.
AEN