O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta semana com empresários de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, na divisa com os Campos Gerais. O encontro, que ocorreu na Cabanha São Rafael, teve como objetivo discutir o fortalecimento do turismo na região, que conta com grandes riquezas naturais, como a Escarpa Devoniana, o Buraco do Padre e o Rio dos Papagaios.
Durante o encontro, Ratinho Junior destacou o potencial turístico do Paraná, que já conta com o segundo maior destino do Brasil em número de visitantes: as Cataratas do Iguaçu. “Nos últimos anos tivemos crescimento de 23% no número de turistas que visitaram o Estado. O turismo gera emprego e renda e por isso estamos investindo nessa estruturação por todo o Paraná”, afirma.
“Nosso foco não está somente em grandes cidades, como Foz do Iguaçu, que já é reconhecida nacional e internacionalmente, mas também o turismo regional, de proximidade. São regiões onde a pessoa pode passar o dia, desfrutar das belezas e atrativos, deixar o dinheiro para o empresário local e voltar para casa, fomentando a região”, complementa.
O governador também se comprometeu a investir cerca de R$ 12 milhões para a construção de uma estrutura para uma feira de produtos artesanais de Balsa Nova. A obra, que será realizada pela Secretaria das Cidades (Secid), funcionará como um centro comercial, tornando-se mais um atrativo para turistas conhecerem a região.
O Instituto Purunã, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável de São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, apresentou outras iniciativas ao governador que visam o fortalecimento do turismo. Além disso, os empresários relataram as dificuldades enfrentadas para atrair mais visitantes.
Entre elas estão a obtenção de licenciamentos e regulamentações específicas para o turismo em regiões de preservação, principal ativo dessa região. Para isso, o Estado irá trabalhar, junto ao Instituto Água e Terra (IAT), para verificar que medidas podem ser tomadas para a exploração desse segmento na região sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente.
São Luiz do Purunã já conta com pousadas e propriedades rurais. O turista pode desfrutar de um cardápio típico e passear por amplas áreas verdes, seja de bicicleta, a cavalo ou mesmo com uma boa caminhada, indo desde o turismo recreativo até o de aventura, passando por nascentes, riachos, cachoeiras e diversos outros atrativos, tudo isso a cerca de 50 quilômetros de Curitiba.
“Nosso plano de turismo nasce a partir da ideia de que o serviço gera empregos e oportunidades, então não está somente ligada a produção de alimentos nessa região, que é muito forte, mas complementar essa renda com o turismo de natureza, que hoje é tão importante”, destaca o presidente do Instituto Purunã, Mariano Lemanski. “Fazer com que as pessoas da cidade entendam o quanto é importante preservar a saúde do campo.”
PLANOS – Em 2019, o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados desenvolveu o Plano de Diretrizes para o Fortalecimento do Turismo e Desenvolvimento Rural de Balsa Nova. O objetivo é unir empresários, prefeitura, Instituto Purunã e Governo do Estado, por meio do IAT e Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), para desenvolver a região, pouco explorada do ponto de vista turístico.
Uma das principais demandas apresentadas pelos empresários diz respeito à infraestrutura urbana, sobretudo para melhorar as vias de acesso e a região central de São Luiz do Purunã. Para isso, entre as propostas está a instalação de um centro de informações no centro de Balsa Nova, além da criação de rotas turísticas.
ENCONTRO – Participaram do encontro com empresários de Balsa Nova os secretários de Comunicação, Cleber Mata, e de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; os diretores-presidentes da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e do IAT, José Luiz Scroccaro; o deputado estadual Alexandre Curi; entre outras autoridades.
AEN