Pinhão - Projeto Eles, Pelas Nossas Mãos - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Pinhão - Projeto Eles, Pelas Nossas Mãos

 


A Arte na Educação Infantil é uma importante ferramenta da educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças. Afinal, por meio da arte, é possível aprender, adquirir novas habilidades e enxergar diferentes perspectivas e sensações a respeito de um mesmo ponto. Ao longo da nossa jornada, construímos conhecimentos diversos. Todo o nosso saber é qualificado diariamente com as crianças que atendemos.

Isso fez surgir a vontade de compartilhar as nossas práticas com outros educadores, e assim, atingir mais crianças e mais famílias. Desse desejo, nasceu o Projeto “ELES, PELAS NOSSAS MÃOS”, desenvolvido em todas as turmas do CMEI Tereza Machado Kramer, respeitando o Currículo do Município. Utilizando diversos tipos de materiais em sala de aula, a fim de explorar e estimular a criatividade das crianças. O Projeto consiste em desenvolver releituras de obras de artistas, apresentando um pouco do artista e da obra: a biografia do artista, os artistas do seu tempo, os mestres que admirava, a técnica usada, etc.
Por isso é que a obra se transforma. Essas atividades lúdicas serão essenciais para que elas aprendam a se expressar diante do mundo, valorizar e se beneficiar das diversas manifestações artísticas e culturais. O objetivo do Projeto é levar a criança a explorar os sentidos em tudo que fizer. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolverá sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções. No ano de 2023, na primeira edição do projeto “ELES, PELAS NOSSAS MÃOS”, as releituras foram feitas nas obras de: Beatriz Milhazes, Ivan Cruz, Gustavo Rosa, Wassily Kandinsky, di Cavalcanti, Ricardo Ferrari, Aldemir Martins e Van Gogh.
Em 2024, na segunda edição do projeto, as releituras foram feitas nas obras de: Ivan Serpa, Tom Veiga, Helio Oiticica, Henri Matisse, Piet Mondrian, Claude Monet, Jackson Pollock, Bárbara Melo e Eloir Jr.Nessa edição de 2024 , houve interação com os artistas brasileiros: Bárbara Melo sugeriu conversar com as crianças, e por vídeo conferência, conversou, falou se sua arte, mostrou seu ateliê e encantou as crianças e professores. Bárbara Melo também postou em suas redes sociais e na página do CMEI, esse momento especial.
Tom Veiga, paranaense de Curitiba, mandou um vídeo para professores e crianças, valorizando e enriquecendo o trabalho desenvolvido no CMEI, além de agradecer o reconhecimento de seu talento e incentivar as crianças a despertar o gosto e respeito pelas diversas formas de Arte. Eloir Jr, foi outro paranaense que tirou um tempinho para mandar um vídeo para todos do CMEI, Nele, agradeceu, valorizou e incentivou a iniciativa de apresentar o mundo das Artes para as crianças, incluindo os bebês. Além disso, postou em suas redes sociais, os trabalhos feitos pelas crianças do CMEI, e mais um vez, interagiu e nos honrou com seu talento e solicitude. A exposição das releituras da 2ª Edição do Projeto, aconteceu nos dias 30 de maio de 03 de junho/2024, onde foi possível ver o excelente trabalho desenvolvido pelos professores do CMEI.
Além dos diversos materiais utilizados nas obras, foi possível interagir com algumas obras; fazer registros de fotos personalizadas; através do óculos 3D, fazer uma imersão nos jardins de Monet; conhecer os artistas e suas obras através do Qrcode disponibilizado aos visitantes e; através do tato, ter a experiência de imaginar como foi o processo de criação de alguns artistas. Toda a exposição foi regada de informações sobre os artistas, suas obras e inspirações, além do som ambiente que fora cuidadosamente preparado e personalizado para cada artista.
📝📸 CMEI Tereza Machado Kramer

Assessoria