O dia 18 de maio é lembrado nacionalmente para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Em virtude da aproximação da data, a Secretaria de Assistência Social e Segurança da Família realiza, de 13 a 17 de maio, ações para promover e refletir o tema. O nome da Campanha é “Faça Bonito”, e tem como símbolo uma flor amarela e laranja.
A data marca foi escolhida em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade. A Lei 9.970/2000, é usada para lembrar que todos temos a responsabilidade de proteger e cuidar das crianças e adolescentes.
O termo abuso sexual reúne atos envolvendo crianças ou adolescentes, os quais eles não têm condições de compreender plenamente ou de dar consentimento, que violam regras sociais e papéis familiares. O crime pode ser praticado com ou sem a conjunção carnal, por meio atos libidinosos, com o uso de ameaças, agressões e até mesmo ‘disfarçado’ de brincadeiras.
Já a exploração sexual ocorre quando há um interesse financeiro na atividade sexual envolvendo menores. Tanto quem explora o menor quanto quem paga por essa exploração estão cometendo crime. EM Laranjeiras do Sul, as ações vão acontecer de 13 a 17 de maio.
CRONOGRAMA
13/05 (segunda-feira)
-Palestra com a Delegada Anielen Matias
Local: Centro da Juventude
Horário: 9h e 13h
Participação: Adolescentes do Centro da Juventude e alunos do Colégio Estadual Floriano Peixoto.
Na oportunidade teremos apresentação do monólogo “nunca tive medo do escuro” com Geovana Bortoluzzi.
Dia: 15/05
Local: Centro da Juventude
Roda de conversa com técnicos do Centro da Juventude e do CREAS.
Dia: 16/06
Local: Centro da Juventude
Horário: 9h e 13h30
Evento com as crianças e apresentações
-Combate ao abuso e defesa pessoal
-Street dance
-Hip Hop com a coreografia “abraços”
-Teatro com o tema: “Mãos que protegem”
-Apresentação do coral com a música “Não pode tocar não”
-Apresentação de Capoeira
Assessoria