Espigão Alto do Iguaçu - Programa recupera nascentes em área do centro da cidade - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Espigão Alto do Iguaçu - Programa recupera nascentes em área do centro da cidade


 ENGIE NA COMUNIDADE

O projeto é desenvolvido pela secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e de Recursos Hídricos, em parceria com a Engie Brasil, Usina Hidrelétrica de Salto Osório
O programa de nascentes “Nossa Água, Nossa Gente”, esteve nesta semana na propriedade de Jacó Breciane, na área central de Espigão Alto do Iguaçu, as margens da PR 473, onde foram recuperadas duas nascentes.
O programa tem a frente técnico ambiental, Ladislau Stachelski “Lalau”, técnicos da prefeitura: Tatiane Negoceki, Rogério Porca Véia e João Muniz.
ÁGUA DE QUALIDADE E PROTEGIDA
Criado nesta gestão o programa tem como objetivo promover a restauração ecológica em áreas prioritárias visando a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.
Proteção de nascentes melhora saúde de agricultores e seus familiares, proporcionando água de boa qualidade, num projeto de captação de água e de proteção das nascentes nas propriedades rurais, no município de Espigão Alto do Iguaçu. O recurso natural é utilizado para consumo da família e dos animais, além da limpeza nas salas de ordenhas.
“Além de uma água de qualidade e protegida, o programa tem atingido os objetivos de conscientizar as pessoas, a exemplo disso é o aprendizado que o agricultor adquiri, onde ele mesmo se manifesta no comprometimento de recuperar outras nascentes e áreas degradas dentro das propriedades”, ressaltou o técnico ambiental, Ladislau Stachelski “Lalau”.
Análises laboratoriais demonstram que a grande maioria das fontes de captações de águas de nascentes estão contaminadas de coliformes fecais em níveis superiores aos permitidos para o consumo humano. Por isso a importância do isolamento das áreas que possuem nascentes naturais.
MATA CILIAR E A ÁGUA
As matas ciliares são fundamentais para manter a qualidade da água para todos. Assim como nossos cílios impedem que a sujeira entre em nossos olhos, a vegetação existente no entorno de nascentes, córregos e rios, protege a água. Sem mata ciliar, nascentes podem secar, margens de rios e riachos desabam (solapam) e a infiltração de água no solo diminui, reduzindo as reservas de água do solo e do lençol freático.

Assessoria