Ibema - Mutirão para a confecção das carteirinhas do Autista - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Ibema - Mutirão para a confecção das carteirinhas do Autista


 No mês de abril, o município de Ibema, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social - CRAS, participou da campanha estadual em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Família, para a confecção da Carteirinha do Autista. Na quinta-feira, dia 25 de abril, o CRAS sediou um mutirão para a confecção das carteirinhas, onde os profissionais técnicos da assistência social receberam a documentação e agilizaram o processo. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes fez um levantamento nas escolas municipais para identificar crianças e adolescentes, o que facilitou o processo para os familiares. A coordenadora do CRAS, Vanieli França, ressaltou a importância da ação, destacando que ela agiliza e garante os direitos das crianças com transtorno do espectro autista.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista foi criada pela Lei 13.977 (Lei Romeo Mion) e é emitida gratuitamente. Com esse documento, os autistas têm prioridade no atendimento e acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, evitando constrangimentos e a necessidade de apresentação de laudos para comprovar a condição, beneficiando tanto o autista quanto seu acompanhante.
No mutirão realizado no município, 5 carteirinhas foram confeccionadas por estar com a documentação completa exigida, entretanto nas próximas semanas serão emitidas mais carteirinhas no município. A Prefeita Viviane Comiran acompanhou o processo e destacou a importância do registro governamental para garantir os direitos das pessoas com deficiência. Ela também ressaltou que o documento garante um atendimento especializado e ágil.
O benefício da Carteirinha de Identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista visa assegurar a atenção integral, o pronto-atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Assessoria