O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), deu continuidade às edições do Seminário Violência Política de Gênero: precisamos falar sobre isso nesta quinta-feira (11). O novo encontro, promovido em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), foi realizado em Londrina. O evento reuniu vereadoras, prefeitas, juízas eleitorais, representantes partidárias, conselheiras municipais e estaduais dos direitos da mulher, autoridades do Governo do Estado e do Sistema de Justiça.
Em fevereiro, as instituições se uniram na sede do TRE-PR, em Curitiba, na primeira edição, para debater o tema por meio de painéis, com um espaço de reflexão e conscientização sobre a violência política de gênero com o objetivo de prevenir e erradicar essa forma de violência.
A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a discussão sobre o tema em um ano eleitoral. "Nós precisamos enfrentar as causas dos problemas que fazem as mulheres não entrarem na política", defendeu. "Entre muitos motivos, uma das principais é justamente a violência que aquelas que têm mandato sofrem e as que tentam entrar na vida pública sofrem".
A presidente do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargadora Flávia Viana, defendeu o aumento da participação feminina na política. "Combater esses fatores que impedem que mulheres venham ou permaneçam da politica é um caminho que vai beneficiar a sociedade como um todo", afirmou. "Partimos do pressuposto que a diversidade enriquece os debates, traz políticas mais abrangentes e completas. Quando existe a representatividade a democracia é mais saudável".
Até o final do primeiro semestre o Governo do Estado e o TRE-PR vão realizar seminários violência política de gênero em Guarapuava, Cascavel, Ponta Grossa e Umuarama. A ideia é estimular a discussão em todos os ambientes da sociedade, no meio empresarial, político, religioso, sindical, acadêmico, entre outros.
PRESENÇAS – Participaram do evento a deputada estadual e procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro; a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semipi, Mariana Neris; a doutora em Direito Constitucional e professora da UFPR, Estefânia Maria de Queiroz; a doutora Emanuella Magro Denora, professora de Direitos Humanos, Democracia e Gênero da UEL; a assessora de Inovação do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná, Claudia Afânio; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ivanete Xavier; as juízas eleitorais de Londrina, Camila Cardoso e Claudia Catafesta; a diretora da Unicesumar Londrina, Alessandra Baron; a vice-presidente da OAB Londrina, Sania Strefani; a prefeita de São Pedro do Ivaí, Marina Della Rosa Magri; e o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça da Silva.
AEN