Cantagalo - Curso de Apicultura- Abelhas Sem Ferrão - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Cantagalo - Curso de Apicultura- Abelhas Sem Ferrão

 


Nos dias 07,08 e 09 de março aconteceu novamente o curso de apicultura (abelhas sem ferrão) para os produtores rurais do nosso município. Uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Administração municipal e SENAR, mais um curso totalmente gratuito para preparar os agricultores Cantagalenses para realizar a conservação de diferentes espécies de abelhas sem ferrão, contribuir com a preservação do meio ambiente e ainda produzir diversos tipos de mel. O curso também contou com a participação do Secretário de Agricultura, Gladimir Becker Camargo e das médicas Veterinárias da Secretaria de Agricultura. Neste curso, do ministrado pelo instrutor do SENAR, Valde Foss Wunsch, os agricultores aprenderam noções sobre abelhas africanas (Apis melífera) e abelhas sem ferrão (meliponineos), os diferentes tipos de ninhos, o manejo correto para a instalação e produção de mel e outros produtos. O histórico da meliponicultura e sua coevolução com o homem e com a natureza, diferenças entre espécies de abelhas sem ferrão, comparação da anatomia e a fisiologia de abelhas sem ferrão, organização social e comportamentos, distribuição geográfica das abelhas sem ferrão no Brasil e regiões biogeográficas, legislação criação e movimentação de abelhas , tipos de ninhos, estruturas de colônias e materiais das estruturas(batume, própolis, cerume, geoprópolis), colmeias racionais, instalação do meliponário, obtenção e transferência dos ninhos, legislação de autorização de funcionamento, divisão de colônias, fortalecimento de colônias, alimentação suplementar, pragas, predadores e Doenças, colheita e beneficiamento do mel, produtos das abelhas.

Uma atividade sustentável e altamente adaptável a qualquer local, que auxilia no equilíbrio biológico dos biomas brasileiros e na preservação de espécies vegetais, além de se tomar uma fonte de sustento através da comercialização do mel provenientes das abelhas. As aulas teóricas foram ministradas no auditório da Prefeitura Municipal e as aulas práticas foram realizadas nas residências dos servidores Jaures Soares de Mello e João Carlos Pedroso (KAKÁ) que são produtores de abelhas sem ferrão.
Mais um curso concluído com sucesso e muito aprendizado.


Assessoria