A Sanepar deu início à primeira etapa de obras para a implantação do sistema de esgotamento sanitário em Saudade do Iguaçu, no Sudoeste do Estado. Nesta primeira etapa, serão beneficiados aproximadamente 2,5 mil moradores da área urbana, elevando o atendimento para 65% da população em 2026.
Com investimentos de R$ 13,2 milhões, serão implantados 16,6 quilômetros de redes coletoras de esgoto, 686 ligações prediais, uma estação elevatória e uma estação de tratamento de esgoto, além de 9,2 quilômetros de outras tubulações, como interceptores, linhas de recalque e emissários.
Enquanto as obras não forem concluídas, a população não deve interligar os imóveis às novas redes, que ainda não estão em sua plena funcionalidade. A Sanepar informará quando as ligações forem liberadas. “Será necessário aguardar a conclusão de todas as obras da elevatória e também da estação de tratamento para que o sistema possa receber os efluentes para o devido tratamento”, explica o gerente de Projetos e Obras da Sanepar na Região Sudoeste, Aurio Bonilha Junior.
Segundo ele, a estação de tratamento ainda está em fase de contratação porque foi projetada para ter uma tecnologia diferenciada. “A estação tem caráter inovador no uso de wetlands para fazer o tratamento de esgoto, que nada mais é do que um ‘jardim filtrante’”, explica.
Durante a implantação das redes coletoras, poderá haver transtornos momentâneos em relação aos pavimentos e calçadas. A Sanepar conta com a compreensão da população, lembrando que os pavimentos serão recompostos. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.
AEN