Pesquisa desenvolvida na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul conquista duas premiações em evento realizado na Alemanha - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Pesquisa desenvolvida na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul conquista duas premiações em evento realizado na Alemanha

 Estudo sobre proteína de grilo foi apresentado na 3ª Conferência de Química de Alimentos


Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul conquistou duas premiações na “3rd Food Chemistry Conference: shaping a healthy and sustainable food chain through knowledge” (3ª Conferência de Química de Alimentos: moldando uma cadeia alimentar saudável e sustentável através do conhecimento), realizada entre os dias 10 e 12 de outubro em Dresden, na Alemanha. 

A pesquisa intitulada “Produção sustentável de proteína de grilo como uma alternativa de alimentos e ração”, apresentada pela professora Vânia Zanella Pinto, recebeu reconhecimento internacional conquistando o “Prêmio de melhor pôster na categoria Segurança Alimentar e Sistemas Alimentares Sustentáveis” e o 2º lugar geral como “Melhor pôster geral da conferência”.

O trabalho é resultado do projeto de pesquisa “Gryllus assimilis como proteína alternativa para alimentação humana e animal”. O estudo apresenta relevância científica, tecnológica e de inovação pelo desenvolvimento de sistema sustentável para produção de alimentos para consumo humano e animal. 

O estudo, que teve início em 2021, busca estudar os efeitos do processamento dos grilos adultos e a sua estabilidade no armazenamento avaliar o processamento, caracterização e desenvolvimento de produtos; além de avaliar a digestibilidade, qualidade nutricional, desempenho zootécnico e metabólico de tilápias alimentadas com grilo, entre outros aspectos. 

Além disso, os pesquisadores pretendem testar o uso de tecnologias emergentes, por exemplo, a elaboração de produtos com farinha de grilo, utilizando a tecnologia de impressão 3D de alimentos e outras estratégias inovadoras de processamento.

A pesquisadora comenta: “pela primeira vez participei de um evento científico fora do Brasil e foi maravilhoso ter a oportunidade de compartilhar os resultados da nossa pesquisa. Os resultados são derivados do trabalho colaborativo com outros 7 professores da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. Agradeço à UFFS, ao CNPq e à Fundação Araucária pelo financiamento da pesquisa. Esperamos em breve publicar os novos resultados do trabalho”. 


Apoio
O projeto de pesquisa recebe apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Araucária e da UFFS. 

A pesquisa conta com a colaboração dos docentes Aline Pomari Fernandes, Antonio Maria da Silva Carpes, Ernesto Quast, Gustavo Henrique Fidelis dos Santos, Leda Battestin Quast, Luisa Helena Cazarolli, Silvia Romão e Vania Zanella Pinto; do técnico administrativo Augusto Cesar Prado Pomari Fernandes. Além disso, contribuem com os estudos alunos do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL), do Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) e de acadêmicos dos curso de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Aquicultura.

___________________________


30102023 - Premiação Vania  - Alemanha (2).jpeg
30102023 - Premiação Vania  - Alemanha (6).jpeg
30102023 - Premiação Vania  - Alemanha 2.jpeg