A Câmara de vereadores aprovou em primeira discussão na sessão de ontem cinco novos projetos. Além disso, três novos projetos deram entrada e a 30ª sessão ordinária do ano também contou com a participação do diretor do Campus de Laranjeiras do Sul da Faculdade Campo Real, Atílio Matozzo.
O diretor apresentou um relatório de atividades que estão sendo realizadas pela instituição em Laranjeiras do Sul, principalmente destacando o atendimento à população e as arrecadações e distribuição de alimentos, materiais de higiene pessoal e rações.
De acordo com Atílio, no tripé da educação superior, que é ensino, pesquisa e extensão, a última está em evidência na cidade. “Ela aparece mais porque estamos diariamente atendendo a comunidade, principalmente trazendo ações que possam beneficiar as pessoas. O que eu trouxe hoje aqui foram os atendimentos que fizemos à comunidade no primeiro semestre. Passamos de 4.800 pessoas atendidas de forma diferenciada, além de doações, os atendimentos que fazemos no campus na área de saúde e outras atividades voltadas a formação continuada, formação de professores e servidores municipais”, detalhou o diretor.
Ele também destaca a boa parceria da instituição com os órgãos públicos e lembra que a intenção da faculdade é poder inaugurar em breve o sonhado Hospital Veterinário em Laranjeiras do Sul.
“Logo, logo deve entrar na câmara de vereadores o projeto para doação de terrenos pra construção da clínica veterinária, muito importante para toda a região e que possamos dar um atendimento qualificado. Também o centro de práticas agronômicas e a clínica de fisioterapia que serão no mesmo espaço”, explica.
Neste ano até o momento foram doadas pela instituição três mil peças de roupas, três mil itens de higiene pessoal, mil quilos de ração para cães e gatos além 2.700 quilos de alimentos.
Ontem também foram aprovados em primeira discussão cinco projetos na casa. São eles:
- Projeto de emenda 001/2023 que altera a redação do Artigo 16, que terá a seguinte redação: Artigo 16: O Poder Executivo regulamentará através de Decreto presente Lei, no prazo de 90 dias;
- 017/2023 de autoria dos vereadores Juvinha, Rodrigo, Joel, Ademilson, e Halisson que cria o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal – COBEAL de Laranjeiras do Sul – PR;
- 022/2023 de autoria do vereador Carlos Alberto Machado Magrão que declara e reconhece como entidade de utilidade pública municipal a associação comunitária da colônia santa cruz;
- 023/2023 de autoria dos vereadores Carlos Alberto Machado Magrão, Valeide Scarpari e Ney Becker que declara e reconhece como entidade de utilidade pública municipal a Associação Dos Produtores Rurais da Comunidade da Torre da Telepar;
- 024/2023 de autoria do Poder executivo que autoriza a concessão de incentivo fiscal à empresa Iguaçú Comércio de Combustíveis ltda., para fins de ampliação, reforma e incremento de prestação de serviços, representando estímulo ao desenvolvimento econômico e social do município de Laranjeiras do Sul/pr.
PROJETOS QUE DERAM ENTRADA
- 024/2023 de autoria do vereador Rodrigo Scheis que dispõe sobre o incentivo de doação das notas fiscais em estabelecimentos comerciais, referente aos créditos do Programa Nota Paraná, para entidades sem fins lucrativos do município de Laranjeiras do Sul/PR.
- 025/2023 de autoria do Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo Municipal a executar obras de infraestrutura na rua F do loteamento Alto da Serra com a respectiva cobrança/ressarcimento das despesas efetuadas pelos proprietários do loteamento. (Aprovado regime de urgência)
- 026/2023 de autoria do Executivo Municipal que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A., até o valor de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais).
CMLS