A importância do aleitamento materno para a saúde dos recém-nascidos e da mamãe foi o foco da campanha Agosto Dourado, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma extensa programação com ações e palestras sobre amamentação foi realizada. Nesta sexta-feira, 25, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou o quarto encontro com as gestantes. O evento foi realizado no Centro da Juventude e contou com a presença de 69 gestantes e 26 acompanhantes
Dentro da programação foram abordados temas voltados a saúde mental no puerpério, os primeiros cuidados com o recém-nascido, palestra com o tema “Direitos previdenciários da gestante e salário maternidade”, meditação e relaxamento das gestantes, além da entrega brindes e sorteio de prêmios entre as participantes. Ainda desde o início do mês foram realizadas capacitações para os profissionais da secretaria de saúde, orientando sobre a importância do aleitamento materno.
No final do evento, foi servido lanche para as participantes além da entrega de prêmios e sorteio de brindes.
Leite materno
Sendo um alimento completo, a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomendam o aleitamento materno até dois anos de idade ou mais, sendo exclusivo até o sexto mês.
O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança precisa. É rico em anticorpos, funciona como uma vacina protegendo o bebê contra inúmeras doenças. Não é necessário oferecer nenhum outro alimento ao bebê, como chá, suco, água ou outro leite.
A amamentação também ajuda no desenvolvimento da face da criança, além da fala e respiração. O aleitamento permite um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê, o que fortalece os vínculos entre eles.
ASSESSORIA