ENTREGA DE MATERIAL ARRECADADO MARCA ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA FASE DA CAMPANHA “TAMPINHA SOLIDÁRIA” - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

ENTREGA DE MATERIAL ARRECADADO MARCA ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA FASE DA CAMPANHA “TAMPINHA SOLIDÁRIA”

 

Entrega das tampinhas coletadas na Casa ocorreu na tarde desta quarta-feira (31).. Créditos: Orlando Kissner/Alep

Um gesto de amor e solidariedade que reflete no meio ambiente e em ação social. Assim pode ser definida a primeira etapa da campanha “Tampinha Solidária”, lançada no início de maio, pela Assembleia Legislativa do Paraná, através do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Casa de Leis. Foram mais de 20 dias de ação, quatro coletores e diversas caixas cheias das mais variadas tampinhas que foram entregues, nesta quarta-feira (31), pela presidente do conselho, Rose Traiano, ao Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), falou sobre a importância da campanha. “Um ato de solidariedade, que ganhou a adesão de colaboradores, funcionários, deputados e deputadas. A campanha ganhou notoriedade, chamou a atenção de todo o estado do Paraná e hoje foi encerrada com chave de ouro”, afirmou o presidente da Casa de Leis.

Para a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, Rose Traiano, foi incrível ver o quanto as pessoas, os funcionários, os colaboradores, os parceiros da Assembleia foram solidários, engajados e preocupados com o meio ambiente. “Pode ser pouco, mas são ações como essas que fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Só aqui no Asilo são 150 moradoras que precisam e usam fraldas e de certa forma todos contribuíram para dar mais dignidade, amor e carinho para essas senhoras. São tampinhas que iriam para o lixo e que agora se transformam em fraldas”, pontuou.

As tampinhas serão transformadas em fraldas geriátricas para atender as mais de 150 idosas que moram na instituição. Por mês, o asilo utiliza mais de 19 mil fraldas geriátricas a um custo de aproximadamente R$ 42 mil. Além disso, mensalmente a instituição tem um gasto estimado em R$ 1,2 milhão. E grande parte disso vem de doações e do carinho de voluntários.

“Essa campanha sensibiliza em todos os sentidos. Não só o Asilo São Vicente que está sendo beneficiado com as tampinhas para poder prover fraldas, mas o meio ambiente também. É gratificante ver que as pessoas se mobilizaram para recolher as tampinhas, retirando do meio ambiente e doando para nossa instituição. Isso não tem preço”, afirmou o diretor do Asilo, padre José Parecido.

Mobilização

E a ação não mobilizou só os servidores da Casa de Leis. A primeira-dama do Paraná e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, também fez questão de participar. Ela gravou um vídeo e pediu ajuda de todos os servidores do Executivo para que também pudessem participar e juntar tampinhas. “É uma atitude muito nobre que precisa ser fomentada e divulgada, porque ela tem sua importância ambiental, de sustentabilidade e além de tudo de ajuda ao próximo”, afirmou.

A Associação das Acácias da Emiliano Perneta, que desde 2018 desenvolve o programa Tampinha Solidária, também participou da ação. “Ter hoje a parceria da Assembleia é muito importante para nós, já que toda tampinha importa e reverte em renda para compra de fraldas”, comentou uma das idealizadoras do projeto Tampinha Solidária, Sandra Moreira da Silva.

Idealizadora do Bazar Moda do Bem, Yannih Tsushima, aproveitou a última edição do evento, realizado dias 11,12 e 13 de maio, para juntar tampinhas. “Foram mais de 80 quilos de tampinhas que nossos frequentadores arrecadaram. Fiquei muito feliz com a participação e adesão do público nessa ação”, comentou.

Tampinha em Maringá

O sucesso e adesão das pessoas foi tão grande que a campanha também ganhou espaço na última edição da Assembleia Itinerante, em Maringá. Um coletor para abrigar as doações ficou disponível no estande do Legislativo, na Expoingá. Além disso, o mascote “Tampinha”, criado para incentivar a doação do material, esteve presente no espaço. “Esta ação começou dentro do Legislativo para ajudar o Asilo São Vicente e a doação das tampinhas retorna em fraldas. No entanto, a campanha ganhou uma grande adesão”, disse Rose Traiano, que esteve no evento para divulgar a ação.

Asilo São Vicente de Paulo

Localizado em Curitiba, o asilo é uma instituição sem fins lucrativos e referência nacional no atendimento e na promoção da qualidade de vida e no resgate à dignidade da pessoa idosa.

Atualmente é responsável pela garantia do bem-estar de mais de 150 idosas, com atendimento de longa permanência que é dirigido a mulheres que possuem graus diferenciados de limitações, autonomia e independência e demandam cuidados específicos.

Ele foi fundado em 1926 e é mantido pela Ação Social do Paraná (ASP), instituição que atua desde 1944 nos eixos da Assistência Social, da Educação e da Segurança Alimentar e Nutricional. O local também mantém um programa institucional, “Centro Dia”, que engloba a sociabilização entre os idosos frequentadores e as acolhidas. Conta também com participação de trabalho voluntário. Informações pelo telefone (41) 3313-5353.~


ALEP