Programas e serviços garantem direitos e proteção a crianças e adolescentes em vulnerabilidade - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Programas e serviços garantem direitos e proteção a crianças e adolescentes em vulnerabilidade

 

Imagem: Internet


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 32 anos, nesta quarta-feira (13). Fruto da mobilização de movimentos populares, da comunidade científica, juristas e legisladores, é um marco na garantia dos direitos e na proteção de crianças e adolescentes. Em Laranjeiras do Sul, programas e serviços protegem as pessoas que fazem parte desse grupo, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. Antes do ECA, existia no Brasil o Código de Menores, que assegurava uma outra realidade às crianças e adolescentes que estavam sujeitos às mesmas leis, penalidades e, inclusive, prisões previstas para os adultos. 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Laranjeiras do Sul (CMDCA) e secretária de Assistência Social, Regiane Castro, ressalta que a aprovação do ECA rompeu, então, com esse paradigma e inaugurou uma nova concepção de infância para a legislação brasileira, doutrina da proteção integral, na qual crianças e adolescentes são reconhecidos como sujeitos de direitos e de proteção.
“Com isso, passou a ser dever do Estado, da família e da sociedade possibilitar o desenvolvimento físico, psicológico, moral e social de nossas crianças e adolescentes”, explica.

Rede de Proteção
O surgimento do ECA exigiu um reordenamento jurídico e contribuiu para a criação de um sistema de garantia para que os direitos fossem respeitados. Nasceram então instâncias institucionais que garantem a promoção, a proteção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, como é o caso da Rede de Proteção das crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. Em Laranjeiras do Sul, fazem parte da Rede de Proteção:
1 - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;
2 – Conselho Tutelar;
3 – Ministério Público;
4 – Poder Judiciário;
5 – Policia Militar;
6 – Policia Civil;
7 – CENSE;
8 - Secretaria Municipal de Assistência Social e seus órgãos vinculados, como o CRAS, o CREAS e o Centro da Juventude. 
9 - Secretaria Municipal de Saúde e suas Unidades Básicas de Saúde, o CAPS, hospitais conveniados e demais serviços e programas do SUS;
10 – Secretaria Municipal de Educação e sua rede de CMEIS e Escolas; 
11 – Núcleo Regional de Educação e todas as escolas estaduais;
12 – Organizações da sociedade civil que trabalham pelos direitos da criança e do adolescente, como a APAE, o S.O.S, o CEMIC, APMFS, TULS, dentre outras.

Trabalho preventivo e protetivo
O trabalho preventivo, ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), é desenvolvido por meio de ações socioeducativas que ajudam no fortalecimento da autoestima, da relação com as famílias e de convívio com a comunidade. As atividades acontecem nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que participam de oficinas.

As crianças e adolescentes que tiveram algum direito violado também recebem atenção especial, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Entre situações atendidas nesses espaços estão violações como o trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, afastamento do convívio familiar por medida de proteção ou acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O Creas também acompanha adolescentes que cumprem medida socioeducativa por terem cometido algum ato infracional.

Assessoria