Nova Diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é empossada em Laranjeiras do Sul - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Nova Diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é empossada em Laranjeiras do Sul

 


A Prefeitura através da Secretaria de Assistência Social empossou na sexta-feira, 22, a nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Laranjeiras do Sul. “O Conselho serve para possibilitar a participação popular e propor diretrizes de ação governamental voltadas à promoção dos direitos das mulheres, atuando no controle de políticas públicas de igualdade entre os gêneros, assim, como exercer a orientação normativa e consultiva sob os direitos das mulheres no município”, afirmou a secretária de Assistência Social, Regiane Castro.

A posse do novo Conselho, foi prestigiada pela Juíza de Direito da Vara Criminal Infância e Juventude e Família, Dra. Daiana Schneider; Promotora de Justiça da 1ª Promotoria, Cláudia Juliana Almeida Erbano, que falou sobre temas pertinentes aos direitos das mulheres tendo em vista que dia 22 de julho, é o dia Estadual de Combate ao Feminicídio, além do depoimento de José Drabeski, pai da jovem Alice, vítima do último caso de Feminicídio registrado em Laranjeiras do Sul, além do tenente Irwind Rudnick, comandante da 2ª Cia da Polícia Militar. 

Para a presidente do Conselho da Mulher, Franciele Marques Coelho da Silva Minotto, a violência doméstica cometida contra mulheres é uma realidade em todo o país. “Somente aqui no CREAS, nós atendemos mais de 80 casos de violência contra a mulher. Entretanto, os números podem não retratar fielmente essa realidade, pois acreditamos que muitas vezes as ameaças, o medo, a vergonha e até mesmo a desinformação sobre como denunciar acabam influenciando a vítima a demorar na procura por ajuda dos órgãos e serviços públicos destinados à sua proteção”, afirmou a presidente. 

Neste novo mandato, algumas ações já foram definidas pela nova Diretoria do Conselho Mulher. Elas começaram com o evento de sexta-feira, 22, data que marca o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Durante o mês de agosto, teremos o evento “Agosto Lilás”, com palestras sobre violência contra a mulher. Já no mês de novembro, acontece a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher de Laranjeiras do Sul. 

CONSELHO DA MULHER
O conselho é composto por 12 membros titulares e 12 suplentes, dos quais 50% são representantes do poder público e 50% da sociedade civil organizada, ou seja:

CONSELHEIRAS GOVERNAMENTAIS 
I – Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança da Família/CRAS Titular: Maria Gabriela Nunes Yamashita
Suplente: Jaqueline Soraia Carrador

II - Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança da Família/CREAS 
Titular: Franciele Marques Coelho da Silva Minotto 
Suplente: Marcia Ortega Capeletti

III – Secretaria Municipal de Saúde 
Titular: Zilda Aparecida Guerra 
Suplente: Thaize de Almeida Granzotto 

IV - Secretaria Municipal de Educação e Cultura 
Titular: Marina Araújo Nesi de Quadros 
Suplente: Danubia Gracieli de Freitas 

V - Secretaria Municipal de Finanças 
Titular: Sintia Trzcialkoski Cordeiro 
Suplente: Ivonete Beatriz Weber 

VI- Secretaria Municipal de Agricultura 
Titular: Amabile Cristina Trento 
Suplente: Elci Luciane Volizki 

CONSELHEIRAS DA SOCIEDADE CIVIL 
I – Associações de Defesa de Direitos Sociais/ROTARY CLUBE 
Titular: Angela Maria Granemann 
Suplente: Jordana Vitoria Caetano 

II – Cooperativas de Créditos - SICREDI 
Titular: Jucilléia Giacobo dos Santos 
Suplente: Denize Hamud dos Santos 

III – ACILS - Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul. 
Titular: Gabriela Guerra 
Suplente: Deyse Mara Monich Duarte 

IV - Cooperativas de Produção/COPROSSEL 
Titular: Maria de Lourdes de Oliveira Salles Scheis 
Suplente: Lindamir Aparecida Boaria Stunder 

V- Ordem dos Advogados do Brasil - OAB 
Titular: Carla Perão Nascimento 
Suplente: Michele de Matos Karnoski 

VI – Organizações Sindicais/APP - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná 
Titular: Elisete Biesek 
Suplente: Solange Pilati Ribeiro 

A nova mesa diretora do Conselho da Mulher terá na presidência, Franciele Marques Coelho da Silva Minotto (Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança da Família/CREAS). Angela Maria Granemann (Associações de Defesa de Direitos Sociais/ROTARY CLUBE), será a vice-presidente. A primeira secretaria ficou a cargo de Neide Cristina Sauedo e a segunda secretária será Jaqueline Soraia Carrador (Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança da Família/CRAS).  

Assessoria