Empresas podem consultar pendências tributárias pelo sistema da Receita Estadual - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Empresas podem consultar pendências tributárias pelo sistema da Receita Estadual

Empresas podem consultar pendências tributárias pelo sistema da Receita Estadual -
Foto: Geraldo Bubniak/AEN


 As empresas do Paraná podem consultar pendências tributárias e saber quais pagamentos estão faltando e relacionados a qual imposto. A consulta pode ser realizada pelo portal da Secretaria da Fazenda, que dá acesso o sistema da Receita Estadual e, em seguida, as abas “extratos e cálculos” e depois “extrato de pendências tributárias”.


Se ainda não possuir cadastro no sistema, o contribuinte pode seguir as instruções para realizá-lo e ter acesso aos serviços.


Os contribuintes que estão com problemas no pagamento dos impostos estaduais podem ser inscritos no Cadastro Informativo Estadual (CADIN) e/ou em Dívida Ativa. Estas pendências também impedem a emissão de Certidão Negativa de Débitos.


Neste sistema, as empresas podem também consultar as declarações não entregues no menu "Escrituração Fiscal Digital – EFD" e "Declaração Eletrônica de Substituição Tributária, Antecipação e Diferencial de Alíquota - DeSTDA, no item Histórico de GIA, GIA-ST, EFD e DeSTDA".


Estas pendências podem resultar no cancelamento da inscrição estadual da empresa e no impedimento de emissão de nota fiscal, conforme regras estabelecidas pela norma de procedimento fiscal (NPF) nº 92/2017.


Também é possível consultar os pagamentos que já foram realizados utilizando o serviço Histórico de Pagamentos no menu GR-PR e GNRE do mesmo sistema.


Estes serviços disponibilizados no sistema Receita colaboram no controle da regularidade das empresas e estão liberados tanto para os sócios, quanto para os contabilistas responsáveis cadastrados. Basta acessar e consultar.

AEN