Balé Guaíra, mostra em Guarapuava e maratona cultural estão na agenda do Paraná - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Balé Guaíra, mostra em Guarapuava e maratona cultural estão na agenda do Paraná

 

O Balé Teatro Guaíra (BTG) apresenta o espetáculo “O Lago dos Cisnes" nos dias 24 e 25 de julho.
Foto: Maringas Maciel/CCTG

A programação cultural do Paraná tem como destaques o espetáculo “O Lago dos Cisnes”, do Balé Teatro Guaíra, neste domingo e segunda-feira (24 e 25). Em Guarapuava, no Centro-Sul do Estado, o público recebe um recorte da exposição da artista Vera Martins. Outra atração é a 16ª edição do projeto Uma Noite na Biblioteca,  da Biblioteca Pública do Paraná. 


Entre estreias, novidades e programações em cartaz, há opções gratuitas e livres para todos os públicos. Estarão abertas, também, as exposições permanentes e temporárias que estão em cartaz no Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu da Imagem e do Som do Paraná, Museu Paranaense e Museu Casa Alfredo Andersen. 


LAGO DOS CISNES NO GUAÍRA – O Balé Teatro Guaíra (BTG) apresenta o espetáculo “O Lago dos Cisnes” nos dias 24 e 25 de julho. Inspirada no folclore europeu, a montagem conta, em linguagem contemporânea, a história de amor entre o príncipe Siegfried e Odette, transformada em cisne por um bruxo. A criação tem direção e coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni. Ingressos disponíveis no Ticket Fácil https://www.ticketfacil.com.br/.


MON EM GUARAPUAVA – O município do Centro-Sul do Estado recebe a mostra “A Violência sob a Delicadeza – Chicotadas”, um recorte do trabalho da artista Vera Martins, que teve exposição individual realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) entre outubro de 2020 e março de 2021. A curadoria é de Jhon Voese.


JULHO DAS PRETAS NO MUPA – 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Para enfatizar a data, o Museu Paranaense (MUPA) promoverá uma agenda conjunta com organizações do movimento de mulheres negras do Brasil, recebendo o evento Julho das Pretas na sede do museu. A programação será composta por diversas atividades, oficinas e espetáculos que transitam por diferentes linguagens. Música, teatro, poesia, cultura tradicional e cultura de rua irão compor a programação do próximo domingo (24). Mais informações sobre horários, consulte o site do Museu Paranaense https://www.museuparanaense.pr.gov.br/. 


MARATONA CULTURAL NA BPP – O destaque da programação da Biblioteca Pública do Paraná é a 16ª edição do projeto Uma Noite na Biblioteca. O acantonamento para crianças começa no final da tarde de sábado e termina na manhã seguinte, com um café de confraternização entre as famílias dos participantes e a equipe da BPP. 


A maratona cultural ainda inclui apresentações teatrais, contação de histórias, jogos e mediações de leitura. As inscrições foram encerradas em junho, mas a Seção Infantil da Biblioteca disponibilizou uma lista de espera para o próximo evento, previsto para novembro. Informações pelo telefone (41) 3221-4980. Veja a agenda completa de atividades, todas com entrada gratuita:


Hora do Conto


Sessão diária de contação de histórias, seguida de atividade artística sobre o conteúdo apresentado


Sexta (22), às 11h e 15h, e sábado (23), às 11h na Seção Infantil


Sábado Lúdico


Encontro para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG, card games e jogos de tabuleiro


Sábado (23), das 11h30 às 13h na Seção Infantil


Exposição 39 Anos em 39 Imagens de Curitiba


Mostra com trabalhos de dez fotógrafos convidados pela equipe do jornal Bem Paraná


Sexta (22), das 8h30 às 20h, e sábado (23), das 8h30 às 13h no hall térreo


Uma Noite na Biblioteca [inscrições encerradas]


Acantonamento e maratona cultural para crianças de 7 a 10 anos


Sábado (23), a partir das 17h


Seção Infantil


Serviço:


Museu Oscar Niemeyer (MON) https://www.museuoscarniemeyer.org.br/home


R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba 


(41) 3350-4468 / 3350-4448


Museu Paranaense (MUPA) https://www.museuparanaense.pr.gov.br/


R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba


(41) 3304-3300


Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) https://www.mis.pr.gov.br/


Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba 


(41) 3232-9113


Biblioteca Pública do Paraná (BPP) https://www.bpp.pr.gov.br/


R. Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba


(41) 3221-4951


Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) https://www.mcaa.pr.gov.br/


R. Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba – PR


(41) 3222-8262


Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) https://www.mac.pr.gov.br/


Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9


R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba – PR


(41) 3323-5328 / 3222-5172

AEN