Secretaria de saúde realizou Dia D de combate ao mosquito transmissor da Dengue - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Secretaria de saúde realizou Dia D de combate ao mosquito transmissor da Dengue

 




A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em saúde e do Comitê Gestor da Dengue, realizou na terça-feira, 14, ações do dia “D” em combate ao aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A mobilização foi realizada no Bairro Água Verde onde em torno de 500 residências foram visitadas. O objetivo central foi de chamar cada vez mais a atenção da população para os cuidados básicos, porém essenciais no combate e prevenção. “ Essa é uma luta constante já que Laranjeiras do Sul tem registrado até o momento 11 casos, sendo 7 importados e 4 autóctones. Por isso estamos executando estas ações efetivas de combate e conscientização. Contando sempre com o apoio de toda a população”, afirmou o vice-prefeito Valdemir Scarpari que participou da ação.


PREVENÇÃO – A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Medidas simples podem ser adotadas, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d’água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água.

DOENÇA – É uma doença febril grave, causada por um vírus transmitido por picada de inseto: o mosquito Aedes aegypti. No verão, com o aumento das chuvas e elevação das temperaturas, há o aumento na proliferação do vetor, que se reproduz em água parada.

SINTOMAS– Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são bem parecidos. Eles incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. Ao sinal desses sintomas, a orientação da SESA é procurar imediatamente a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência.

TRATAMENTO - Não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico. O tratamento é feito de acordo com a avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso, a fim de aliviar os sintomas. A assistência em saúde ao paciente inclui ficar em repouso, ingerir bastante líquido (água), não tomar medicamentos por conta própria e manter hidratação por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo).

Assessoria