Guaraniaçu - O que é o PSF / ESF? - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Guaraniaçu - O que é o PSF / ESF?

 


O Programa de Saúde da Família (PSF) é uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde em 1994, hoje conhecido como "Estratégia de Saúde da Família" (ESF) por não se tratar mais apenas de um "programa". Tem o objetivo de reorganizar o SUS, sendo a referencia e a porta de entrada dos usuários ao sistema de saúde. A unidade trabalha com uma equipe multiprofissional responsável pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

Qual a função da ESF?
A função da ESF é prestar assistência contínua à comunidade, acompanhando integralmente a saúde da criança, do adulto, da mulher, dos idosos, enfim, de todas as pessoas que vivem no território sob sua responsabilidade.
Quando procurar a ESF?
PSF é o primeiro que o paciente deve buscar quando necessitar de qualquer ajuda médica ou apresentar qualquer questão relacionada à sua saúde, sendo a principal porta para o Serviço Único de Saúde (SUS).

Assessoria