Projeto da UFFS desenvolve ações visando promover a segurança de alimentos no Território Cantuquiriguaçu - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Projeto da UFFS desenvolve ações visando promover a segurança de alimentos no Território Cantuquiriguaçu

 Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos acontece na segunda-feira (23).




Visando desenvolver ações para garantir a produção de alimentos seguros e a redução das Doenças Transmitidas por Alimentos, está em execução, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, o projeto de extensão “Alimentos Seguros na Cantu: Ações para promover a segurança de alimentos no Território Cantuquiriguaçu”.

O projeto tem como objetivos principais capacitar especialistas de segurança de alimentos da região, ofertar cursos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) de alimentos para manipuladores de alimentos de pequenas empresas da região e oferecer assessoria técnica para pequenos produtores de alimentos da região.

Conforme relata a coordenadora do projeto, professora Eduarda M. Bainy, "as ações tiveram início na pandemia no final de 2020, devido à necessidade de intensificação das medidas das boas práticas de fabricação nos estabelecimentos de alimentos para manutenção das atividades para produção de alimentos".

Dentre as ações promovidas pelo projeto estão as visitas aos estabelecimentos que fabricam e comercializam alimentos na região Cantuquiriguaçu. "A primeira visita é para conhecer o local e auxiliar nas demandas pontuais relacionadas às boas práticas de fabricação de alimentos. Dependendo da complexidade das demandas, pode-se viabilizar estágio, projeto por meio das disciplinas para viabilizar a inserção da extensão no curso, consultoria com a Empresa Júnior ou na forma de projeto de pesquisa ou extensão”, comenta.

A ação é coordenada pela professora Eduarda M. Bainy, e atualmente envolve os estudantes Vitor Augusto Costa (bolsista), Ana Carla Ferreira e Adriana Chagas (voluntárias), do curso de graduação em Engenharia de Alimentos, e a Assistente Técnica do IDR-PR e mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Daniela Ragazzon. E tem como parcerias, a Secretaria Municipal de Saúde, SEBRAE e Secretaria de Agricultura.

Os interessados em receber a assessoria técnica na área de segurança de alimentos e boas práticas de fabricação e, participar das demais atividades desenvolvidas pelo projeto, podem entrar em contato com a professora Eduarda no e-mail eduarda.bainy@uffs.edu.br.


Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

Na próxima segunda-feira (23), o projeto de extensão promove a primeira etapa do curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação. A primeira etapa ocorre no dia 23 e a segunda no dia 30 de maio, das 13h30 às 17h, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS). O curso terá duração de 7 horas e as inscrições podem ser feitas no endereço www.even3.com.br/curso_bp ou no site da Prefeitura

O objetivo do curso é capacitar as pessoas que trabalham em serviços de alimentação, como lanchonetes, padarias, pastelarias, cantinas, bufês, confeitarias, cozinhas industriais ou institucionais, restaurantes, entre outros, visando à proteção à saúde da população e no cumprimento das legislações vigentes. Durante o curso, o participante receberá orientações sobre boas práticas de manipulação de alimentos, informações relacionadas à segurança de alimentos e os cuidados necessários durante todo o processo de produção de alimentos em serviços de alimentação.

A ação tem como foco os estabelecimentos de micro e pequeno porte e microempreendedor individual (MEI), e funcionários que trabalham na manipulação de produtos alimentícios ou que comercializam alimentos em Laranjeiras do Sul.

Mais informações em https://www.even3.com.br/curso_bp/.

Realização
O curso é uma iniciativa conjunta do projeto de extensão "Alimentos Seguros na Cantu: Ações para promover a segurança de alimentos no Território Cantuquiriguaçu", da disciplina de Higiene e Legislação de Alimentos da 7ª fase do curso de Engenharia de Alimentos, sob coordenação da professora Eduarda Bainy e da Prefeitura de Laranjeiras do Sul, em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).

*Em breve será ofertado curso específico para agroindústrias e produtores rurais.