Laranjeiras - Assistência Social fará campanha para alertar sobre violência contra crianças e adolescentes - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Laranjeiras - Assistência Social fará campanha para alertar sobre violência contra crianças e adolescentes

 


Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Segurança da Família iniciou uma campanha que se estenderá durante todo o mês de maio e tem como objetivo alertar sobre a violência contra crianças e adolescentes. Dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
Entre as ações que serão desenvolvidas em Laranjeiras do Sul, teremos no dia 10 de maio o 2º Seminário da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. O evento vai acontecer durante todo dia, no Cine Teatro Iguassu. Dentro da programação, teremos às 8h, credenciamento; 8h30, Coffee break; 9h, Palestra com Ângela Christianne Lunedo Mendonça, assessora técnica no Ministério Público do Estado do Paraná; 13h, palestra com o Dr. Murillo Digiácomo, Promotor de Justiça do Estado do Paraná e 16h30, encerramento com Coffee break.
Já no dia 18 de maio, acontece uma passeata. A concentração será na Praça do Cinquentenário. Em caminhada todos vão descer pela Rua XV de Novembro, até a Praça José Nogueira do Amaral. Durante todo mês de maio, haverá palestra sobre o tema nas Escolas da Rede Estadual de Ensino de Laranjeiras do Sul.
Diferença entre Abuso e Exploração Sexual
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológicas ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual, normalmente acontece no ambiente familiar, podendo acontecer fora do ambiente doméstico também. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.
Protegendo nossas crianças e adolescentes
Laranjeiras do Sul conta com diversos profissionais preparados para dar respostas de proteção às crianças e adolescentes e tem trabalhado constantemente no atendimento às vítimas de violência sexual. É uma rede de proteção composta pelo Conselho Tutelar, Unidades básicas de saúde, CRAS, CREAS, Polícia Militar e delegacia que são diretamente acionados quando da suspeita ou confirmação do crime.
Não se cale, denuncie!
Para denunciar crimes envolvendo crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100. Ou então entrar em contato com o Conselho Tutelar ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Tutelar ou Delegacia de Polícia.

Assessoria