Guaraniaçu - Curso ensina produtores rurais a ter renda com plantio do maracujá - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Guaraniaçu - Curso ensina produtores rurais a ter renda com plantio do maracujá

 

“Melhor renda, maior visibilidade, diversificação e eficiência para a agricultura familiar de Guaraniaçu”

Buscando mais uma nova alternativa de renda para os pequenos agricultores do município, a Secretaria de Agricultura, IDR-PR e SENAR, oferecem aos produtores a possibilidade de gerar renda aproveitando cada palmo de sua propriedade.

Vários cursos nesse sentido vêm trazendo várias turmas que tem grande interesse em aprender e fazer mais fonte de renda nas propriedades. O curso “Trabalhador no cultivo de trepadeiras frutíferas – maracujazeiro – cultivo”, o encontro aborda conteúdos como plantio, tratos culturais, adubação, sistema de condução, podas, pragas, colheita, classificação e comercialização. O SENAR-PR oferta essa capacitação, o IDR e a Secretaria da Agricultura o amparo com a assistência técnica especifica.

Durante a aula prática, a agrônoma, Sra. Maria Helena da Cruz, orientou passo a passo do plantio, passando pela produção de mudas, preparo do solo, espaçamento, formação das estruturas para apoio do maracujá, etc. Em seguida falou sobre o devido manejo e tratos culturais como adubação e controle de pragas necessários para o maracujá. Ela também ensinou técnicas que focaram na produtividade, a fim de garantir a renda final para os produtores.

O prefeito Osmário Portela comentou a viabilidade desta cultura para a agricultura familiar visto que possui preço satisfatório, garantindo renda aos produtores. Além disso, destacou sobre o aproveitamento dos frutos que não possuem o padrão de mesa, que trazem ideias para a comercialização dos produtos, o que amplia consideravelmente as alternativas de renda a partir do plantio. “Temos que aproveitar o grande investimento da fábrica de suco que está pronta para uso de nossos agricultores, aproximadamente 1 milhão de reais investido para nossos produtores”, complementou Osmário.

“Ações como esta, somente é possível porque nosso prefeito, Osmário Portela, entende que a agricultura recebendo incentivos e sendo fortalecida, acaba também por aquecer a economia local, já que o comércio em todos os seus setores, vendem mais e empregam mais”, disse o Secretário da Agricultura, Luiz Moraes.

“Mais um grande impulso para melhorar a qualidade de vida dos produtores de frutas” de forma sucinta enfatizou o gestor do IDR-PR no município, Sr. Marcio Ramos

Um grande projeto executado pelo Governo Municipal de Guaraniaçu e Governo do Estado do Paraná com investimento de aproximadamente 1 milhão de reais com a Fábrica de Polpa de Frutas para Suco”, comentou o Secretário de Administração Leandro Rigo.

Governo municipal de Guaraniaçu, trabalhando em prol da população.