Cidadãos Honorários: Sirlene Svartz, a força da mulher na vida pública - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Cidadãos Honorários: Sirlene Svartz, a força da mulher na vida pública

 

Na próxima quarta-feira, dia 13 de abril, a Câmara de Laranjeiras do Sul realizará uma Sessão Solene que marca a entrega de Títulos de Cidadania Honorária àqueles cidadãos que, apesar de não serem nascidos em um município, passam a ser agraciados como conterrâneos, irmãos daquele local por toda a contribuição dedicada à cidade. O evento acontecerá a partir das 19h no Cine Teatro Iguassú. Mas, antes mesmo da solenidade, preparamos uma série de perfis para apresentar os homenageados ao público.

Dona Sirlene – Entre os nomes celebrados, falamos sobre uma mulher pioneira. Nesse caso, na área pública, especialmente no campo político, já que nossa terra adorada e querida cresceu e se desenvolveu também graças ao empenho e coragem das mulheres na política. Falamos sobre Sirlene Pereira Ferreira Svartz, a primeira prefeita do município.

Filha de Thazico (In memorian) e Maria do Belém, Sirlene Svartz nasceu em 28 de dezembro de 1955 em Guarapuava/PR. Em sua trajetória, foi professora da rede pública do município na terra natal, trabalhando na saúde como funcionária pública federal. Mais tarde mudou-se para a cidade de Rio Grande/RS, onde trabalhou na Regional da mesma área. Em Porto Alegre trabalhou na Superintendência do antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).

Laranjeiras do Sul - Com a experiência, há cerca de 25 anos escolheu Laranjeiras do Sul para morar. Isso aconteceu por intermédio do esposo, o médico Tadeu Svartz. Aqui consolidou suas raízes. A primeira função no município foi atuar na Secretaria de Saúde, no antigo Postão, onde também coordenou o Programa para Diabéticos. Mais tarde trabalhou no Conselho Tutelar na condição de conselheira de saúde e, por último, na Previdência Social (INSS), onde ficou popularmente conhecida como Sirlene do INSS.

Vida na Política - Na política a trajetória profissional iniciou em 1996, sendo a vereadora mais votada daquele ano com 824 votos. Durante o mandato, uma das maiores bandeiras foi a instalação da agência do INSS em Laranjeiras do Sul. O Parque Aquático e a criação da Praça Nossa Senhora Aparecida também foram outras bandeiras que defendeu enquanto vereadora. Conforme Sirlene, afastou-se por 13 anos do campo político na missão de cuidar da família.

Em 2013 retornou enquanto candidata a prefeita, atendendo ao clamor popular. Na oportunidade, entrou mais que nunca para a história do município, sendo eleita com 8.956 votos, tornando-se a primeira mulher chefe do Poder Executivo Municipal no regime democrático na cidade. No exercício do mandato recebeu diversas premiações, entre as quais, o prêmio nacional Sebrae Prefeito Empreendedor 2015/2016 na categoria Desburocratização e Formalização de Empresas.

Título - Ao falar de Laranjeiras do Sul, Sirlene destaca a alegria em colaborar no desenvolvimento do município, sobretudo por um governo pautado pelo “Nós”.  “Nunca o eu, mas sempre o nós, ouvindo e governando com e para a comunidade”, disse. Assim, seu agradecimento pelas conquistas alcançadas é especialmente à sua equipe, família e a população.

O Título de Cidadania Honorária ocorreu por indicação do Presidente Carlos Alberto Machado e do ex vereador Márcio dos Alexandre. A matéria foi aprovada por unanimidade durante a legislatura 2017-2020. Outras figuras ilustres que também serão condecoradas com a honraria são o deputado estadual, Artagão de Mattos Leão Júnior; o Secretário de Obras e Engenheiro Sênior, Leoni Luiz Meletti-Tilim; o Juiz do Trabalho da TRT/PR 9ª Região, João Luiz Wentz; o médico cirurgião, Dr. Isac Kei Yamazaki e o empresário Luiz José Franciosi.


CMLS