Secretaria de Saúde desenvolve atividades físicas visando a melhora na qualidade de vida dos laranjeirenses - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Secretaria de Saúde desenvolve atividades físicas visando a melhora na qualidade de vida dos laranjeirenses

 


Incentivar a saúde, o bem-estar, a importância da prática de atividades físicas e a melhora na qualidade de vida são os objetivos do projeto “Coração Feliz”. O programa é desenvolvido pela Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Saúde, com a participação de professores de educação física, enfermeiros, nutricionistas e médicos. O perfil epidemiológico da população brasileira mudou durante a pandemia do novo coronavirus e segundo a Organização Mundial de Saúde, a prática de atividade física regular reduz o risco de mortes prematuras, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, câncer e diabetes. 

O Projeto Coração Feliz foi implantado e vem sendo desenvolvido em Laranjeiras do Sul desde o ano de 2009. Neste ano, após a paralisação das atividades em 2020 devido a pandemia, sete grupos foram formados, com a realização de ações de vigilância alimentar e nutricional, combate ao tabagismo, saúde mental, sedentarismo entre outros. 

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, através do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família, e conta com a participação de profissionais de educação física, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, assistente social, psicólogo, agentes comunitários de saúde e médicos. Em 2020, antes a pandemia o Programa assistia em torno de 600 pessoas. Agora, na primeira semana do retorno, o que se viu foi o aumento de pessoas participando em todos os grupos. Um exemplo é o grupo do Cristo Rei, que na quarta-feira, 9, segundo encontro da semana, 75 pessoas estiveram participando das atividades. 

Cronograma de atividades do Coração Feliz
*Bairro Cristo Rei
Local: Ginásio Laranjão (segunda, quarta e sexta-feira)
Horário: 8h

*São Miguel/Caic
Local: quadra da Escola Florindo Pelizzari (segunda, quarta e sexta-feira)
Horário: 9h

*Água Verde
Local: Ginásio do Bancário (terça e quinta-feira)
Horário: 8h

*Centro
Local: Laranjinha (segunda e quarta-feira)
Horário: 8h

*Presidente Vargas
Local: quadra da Escola Teotônio Vilela (terça e quinta-feira)
Horário: 17h 

*São Francisco/Nossa Senhora Aparecida
Local: Escola Vereador Antônio Ribeiro de Oliveira (terça e quinta-feira)
Horário: 8h45

*Jardim Iguaçu (Vila Palmeiras)
Local: Arena Palmeiras (terça e quinta-feira)
Horário: 7h45

Assessoria