Sebrae e entidades parceiras se unem para fomentar participação no CTPN da Cantuquiriguaçu - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Sebrae e entidades parceiras se unem para fomentar participação no CTPN da Cantuquiriguaçu

 

Desde o início do ano, grupo está visitando prefeituras para engajar parceiros na iniciativa que visa melhorar o desenvolvimento do território


Com o objetivo de fomentar o trabalho desenvolvido pelo Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN) da Cantuquiriguaçu, o Sebrae Paraná e parceiros locais estão realizando um mutirão de visitas a todas as prefeituras dos 20 municípios do território. A ação faz parte do calendário do Comitê e visa, além de incentivar a participação do Poder Público, somar forças para o desenvolvimento integrado das cidades. 

Até o momento, dez cidades foram visitadas pela comitiva formada por representantes do Sebrae Paraná, do CTPN e entidades, tais como Sicoob, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal do Paraná (IFPR), associações comerciais locais, dentre outras.  

“Até o final de março, queremos visitar todos os municípios. É uma força-tarefa importante, pois o Poder Público é essencial para incentivar políticas públicas e fortalecer o ambiente de negócios do território. Com o apoio das prefeituras, o CTPN poderá ter uma atuação ainda mais forte e engajada em prol do desenvolvimento da Cantuquiriguaçu”, explana a consultora do Sebrae Paraná, Elisângela Rosa. 

Durante as reuniões, além dos cronogramas do CTPN, também estão sendo apresentados infográficos sobre a situação econômica de cada município e cases de sucesso de outros territórios que se uniram e, a partir disso, obtiveram resultados significativos no que diz respeito a competitividade e crescimento.

Com isso, o presidente do CTPN da Cantuquiriguaçu, Reni Felipe, acredita que as reuniões mostram que quando existe atuação conjunta de entidades, Poder Público, academia e iniciativa privada, o Comitê pode auxiliar na manutenção do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios e evidenciar a força de cada um deles. 

“Precisamos nos unir e evidenciar nossas potencialidades para todo o Paraná. O Comitê é uma ponte para que isso aconteça da maneira adequada e sem o apoio e envolvimento do Poder Público, é difícil avançar, pois muitas ações dependem diretamente da promulgação de leis e políticas públicas”, explica Reni. 

Agora, portanto, com o Comitê sendo apresentado, o grupo espera incentivar a participação e inspirar prefeitos e gestores públicos a investirem tempo e recursos nesse movimento. “A dificuldade no início é comum, mas precisamos superá-la para avançar. Percebemos que as prefeituras fazem questão de participar e traçar, em conjunto, uma nova perspectiva para a Cantuquiriguaçu”, completa Reni. 

O prefeito de Reserva do Iguaçu, Vitorio Antunes de Paula, recebeu a visita do grupo no final de fevereiro. Segundo ele, foram abordadas questões gerais sobre o desenvolvimento territorial, sempre com foco na sustentabilidade econômica dos municípios.

“O trabalho será realizado com ações locais visando o território como um todo. Espero, com isso, mais desenvolvimento e fortalecimento de nosso município com a região, visando engajamento e investimentos da iniciativa privada, a fim de potencializar empregos, renda e exploração do turismo local”, afirma o prefeito. 

Para dar continuidade às discussões e reunir os prefeitos dos municípios do território, já está agendado um encontro no próximo dia 25 (sexta-feira), no Cine Teatro Iguassu, em Laranjeiras do Sul. Para o evento, são esperados representantes das cidades que integram a Cantuquiriguaçu, além de professores, presidentes de associações comerciais e representantes de entidades envolvidas nas pautas do comitê. 

O Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN) trabalha em conjunto com os Comitês Gestores Municipais (CGM) a fim de propor ações embasadas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e tem três eixos principais de atuação: agronegócio, educação empreendedora e políticas públicas. 

Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná