Laranjeiras - vice-presidente do Legislativo participa de reunião com a presidente do TRT-PR - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Laranjeiras - vice-presidente do Legislativo participa de reunião com a presidente do TRT-PR

 


Em janeiro de 2022, uma publicação do Conselho Superior de Justiça relacionou as Varas do Trabalho com distribuição processual inferior a 50% das medidas de casos novos por regional no triênio 2019/2021. Com a medida, foi aberta a possibilidade de fechamento de algumas unidades, das quais o TRT-9ª região de Laranjeiras do Sul figura. Nesta quarta-feira, 30, como mais um passo para fortalecer a luta pela manutenção da unidade, o vice-presidente da Câmara Municipal, Tarso Campigotto participou de reunião com a desembargadora Ana Carolina Zaina, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

A conversa ocorreu no gabinete municipal, intermediado pelo Prefeito Berto Silva, com a presença do Juiz Titular da TRT-9ª Região, João Luiz Wentz. Também participaram o vice-prefeito, Valdemir Scarpari; Secretários Municipais e representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subseção Municipal. A visita, conforme destacou a magistrada, representa um apoio e sinalização pela continuidade da atuação da Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul.

“Na semana passada me reuni com COLEPRECOR, sociedade civil composta pelos Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho. Lá estiveram presentes o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, as esferas onde as decisões sobre este tema serão tomadas em definitivo. Eles nos tranquilizaram e pediram que levássemos a informação até os jurisdicionados. A intenção não é extinguir as Varas do Trabalho. Pelo contrário, a luta é pela manutenção”, destacou a desembargadora.

Atuação - Atualmente a Vara Trabalhista da Comarca, além de Laranjeiras do Sul, atende aos municípios de Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond. Vale lembrar que a Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul foi, por diversas vezes, um dos destaques no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho.

A unidade, cujo titular é o juiz João Luiz Wentz, conquistou a 19ª posição nacional, sendo a mais bem colocada no sul do Brasil em 2019. O relatório classificou 1.571 Varas Trabalhistas. Esses indicadores foram definidos em conformidade com os objetivos judiciários do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2015-2020 de assegurar a celeridade e a produtividade. Além disso, no mesmo ano recebeu o Selo de Excelência da Corregedoria Regional do TRT-PR.

Permanência – A Câmara emitiu um ofício firmando o apoio pela manutenção da Unidade, documento que foi formalizado pelo Presidente do Legislativo, vereador Carlos Alberto Machado-Magrão. Outro órgão que se manifestou favorável foi a OAB do Município.

Assessoria