Laranjeiras - Sessão Ordinária 004/2022 é marcada por homenagens ao Dia das Mulheres - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Laranjeiras - Sessão Ordinária 004/2022 é marcada por homenagens ao Dia das Mulheres

 

Na última segunda-feira, 07, a Câmara de Laranjeiras do Sul realizou a 4ª sessão ordinária de 2022. O Grande Expediente foi marcado por homenagens ao Dia da Mulher, que ocorre nesta terça-feira, dia 08 de março. A Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Maria Eloá Gohlen fez o uso da palavra em nome do “Coletivo de Mulheres Vera Lucia Novello”, enquanto a Assessora Jurídica da Casa, advogada Pâmela Prior usou tribuna representando a Procuradoria da Mulher da Casa.

Em sua fala, a professora Maria Eloá apresentou a história de lutas das mulheres e o debate sobre a violência doméstica. Conforme dados do Fórum de Laranjeiras do Sul, até 2020 haviam sido registrados 692 processos de violência contra mulher na região, sabendo que apenas 10% delas denunciam. “Também é preciso chamar a atenção para o assustador número de feminicídios. No Brasil, há uma média de três assassinatos de mulheres por dia e, cada uma que morre, é uma de nós que morre junto”, exclamou a professora.

No sentido de ampliar a rede de apoio às mulheres na região e garantir um atendimento mais humano e sensibilizado àquelas que precisam, a vereadora Valeide Scarpari destacou a luta por uma Delegacia da Mulher em Laranjeiras do Sul. Além de reivindicar o avanço nos direitos, a vereadora também ressaltou a data como espaço para celebrar as conquistas até aqui. “Um bom futuro é a possibilidade de viver uma condição feminina de igualdade, onde possamos ser reconhecidas por nossas competências. Uma data para celebrar conquistas, mas também refletir sobre os passos que ainda temos a alcançar”, discursou.

A Dra. Pâmela Prior trouxe uma mensagem a todas as mulheres, destacando a importância do respeito e desejando mais representantes mulheres na política. “Ao longo da história sempre tentaram nos calar. Trazemos a vida ao mundo, mas são as nossas vidas que são tiradas. Já conquistamos muito, mas ainda temos muita luta pela frente. Meu desejo como mulher é ver este Legislativo em pé de igualdade, mais mulheres na política, mais mulheres em lideranças, sem rótulos, sem donos, livres de preconceito e, principalmente, livres de violência”, reforçou.

Sessão – Para conferir a sessão ordinária 004/2022 da Câmara de Laranjeiras do Sul, basta clicar AQUI. A pauta da reunião na íntegra você encontra em nosso SITE.