Laranjeiras - Câmara Municipal aprova Título de Cidadania Honorária para Luiz José Franciosi - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Laranjeiras - Câmara Municipal aprova Título de Cidadania Honorária para Luiz José Franciosi

 

Na última segunda-feira, 14, durante a 5ª sessão ordinária de 2022, o plenário da Câmara de Laranjeiras do Sul votou e aprovou por unanimidade, em 1ª discussão, um Projeto de Resolução concedendo o título de Cidadão Honorário para Luiz José Franciosi, proprietário da empresa Auto Braz. A proposta é de autoria do presidente do Legislativo, vereador Carlos Alberto Machado-Magrão, e ainda precisa passar por um segundo turno.

História - Luiz José Franciosi nasceu em 1933 na cidade de Guaporé – RS. Filho de Ernesto Franciosi e Odila Franciosi, cursou o 1º e o 2º Grau em Chapecó – SC. Serviu ao Exército em Palmas no ano de 1951 e, após a saída residiu em Pato Branco até 1954. Na sequência mudou-se para Guarapuava onde trabalhou como mecânico. Então 1959 veio para Laranjeiras do Sul e aqui alugou uma oficina e iniciou a trajetória empresarial. Fundou a empresa Auto Braz Ltda em 1964, onde vendia peças e acessórios da linha Volkswagen e Willys. Em 1969 a Auto Braz tornou-se revendedora autorizada Volkswagen.

Casou-se com Iraci Franciosi em 1968. Da união nasceram 3 filhos: Luiz José Franciosi (in memorian), Fabiano Ricardo Franciosi e Luciana Franciosi. Em 1982 fundou a DALSUL – Destilaria de Álcool de Laranjeiras do Sul – hoje transformada em Agroindustrial Iguaçu, localizada em Rio Bonito do Iguaçu. Desde sua chegada até hoje, atuou junto à comunidade. Foi presidente do Santuário de Nossa Senhora Aparecida de 1982 a 1998.