Cooperativa realiza projeto de proteção de fontes pela melhora da qualidade de água em propriedades rurais - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Cooperativa realiza projeto de proteção de fontes pela melhora da qualidade de água em propriedades rurais

 

Iniciativa faz parte das ações sustentáveis organizadas pela Sicredi Grandes Lagos PR/SP e está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 


Criado em 2020, o Comitê de Sustentabilidade da Sicredi Grandes Lagos PR/SP busca alternativas e estratégias aliadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para contribuir com as comunidades em que atua. Na segunda quinzena de março, o Comitê lançou o projeto Proteção de Fontes, que visa melhorar a qualidade da água destinada ao consumo em pequenas propriedades rurais.


A iniciativa, que terá como alvo propriedades rurais localizadas na área de atuação da cooperativa no estado do Paraná, contribui para o décimo quinto ODS difundido pela ONU e que diz respeito à vida terrestre. “Compreendendo o alcance enquanto instituição financeira cooperativa, e conhecendo plenamente as regiões abrangidas e suas particularidades, é possível ter mais assertividade em projetos que realmente beneficiem a comunidade como um todo, reforçando assim, o compromisso com a missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável e com os princípios do cooperativismo”, afirma o presidente da Sicredi Grandes Lagos PR/SP, Orlando Muffato.

A primeiraproteção de fontes beneficiou a família Dellani da comunidade do Assentamento 8 de Junho em Laranjeiras do Sul/PR dos agricultores Gilmar, Erasmo e Hilda. A iniciativa foi realizada pela equipe da Sede Administrativa e Regional da cooperativa e contribui para o décimo quinto ODS difundido pela ONUe que diz respeito à vida terrestre.


Projetos pensados para cada região

No litoral Sul de São Paulo, o projeto Pé na Areia, também planejado pelo Comitê da cooperativa, visa conscientizar banhistas e profissionais que trabalham na Baixada Santista sobre a conservação dos oceanos por meio da coleta correta do lixo gerado nas praias.

Somada a essas ações, a Sicredi Grandes Lagos PR/SP realiza estratégia de sustentabilidade e ecoeficiência preparada para o desenvolvimento de boas práticas no combate às mudanças climáticas por meio da medição, divulgação e redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE). A cooperativa realiza anualmente o Inventário de Emissões de GEE no dia a dia das ações: gasto com energia, água, papel, combustível, viagens aéreas, e ar-condicionado visando minimizar o impacto no meio ambiente.

 

“Nossa atuação como instituição financeira cooperativa vai além do impacto positivo gerado na área econômica. Sabemos que nossa atuação é integrada ao meio onde vivemos e trabalhamos e, por isso, estamos cada vez mais conectados aos objetivos da ONU para um mundo melhor, mais próspero e sustentável”, finaliza Muffato.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram