Ciclone e frente fria trarão chuva muito intensa e temporais - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Ciclone e frente fria trarão chuva muito intensa e temporais

Formação de ciclone, frente quente e posterior deslocamento de uma frente fria provocarão chuva excessiva, vento e tempestades.

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de alto risco meteorológico no Rio Grande do Sul, no Paraguai e nas províncias argentinas de Corrientes e Misiones nesta quarta e na quinta-feira ante a perspectiva de chuva volumosa a excessiva em diversas áreas e a probabilidade muito alta de episódios de tempo severo como vendavais e queda de granizo que podem causar danos em alguns pontos.

Trata-se de um complexo cenário meteorológico, mais comumente observado em meses de final do outono e do inverno, em que no momento inicial a instabilidade será consequência de uma frente quente e, depois, por uma frente fria associada a um ciclone extratropical na Argentina e no Rio da Prata. Uma área de baixa pressão térmica vai organizar uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul durante a quarta-feira enquanto na Argentina uma área de baixa pressão começa a se aprofundar. Na quinta, a baixa pressão se aprofunda muito rapidamente sobre a província de Buenos Aires e dá origem a um ciclone extratropical.

O ciclone migrará, na sequência, para a área do Rio da Prata entre as cidades de Montevidéu e Buenos Aires. Ao mesmo tempo, a frente fria associada ao ciclone avançará pelo Rio Grande do Sul, o Nordeste da Argentina, Paraguai e demais estados do Sul do Brasil com chuva e tempo severo. A frente fria, ao encontrar a massa de ar quente trazida por uma corrente de jato em baixos níveis sobre o Sul do Brasil gerada pelo ciclone na Argentina, vai gerar nuvens de grande desenvolvimento vertical. Estas nuvens vão trazer precipitação com volumes elevados e ainda os temporais.

Fonte:MetSul  https://metsul.com/ciclone-e-frente-fria-trarao-chuva-muito-intensa-e-varios-temporais/ .