Assinado o convênio de repasse de recursos para implantação da Agro Laranjeiras - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Assinado o convênio de repasse de recursos para implantação da Agro Laranjeiras

 


O prefeito Berto Silva, acompanhado do vice-prefeito Valdemir Scarpari e do chefe do Núcleo da SEAB, Valter Rodacki, assinou nesta terça-feira, 29, o convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Meio Ambiente, referente ao repasse de recursos para a compra da área onde será implantada a maior maternidade de produção de leitões do Brasil, a Agro Laranjeiras. São R$ 30 milhões alocados pelo Governo do Estado e R$ 1,5 milhão de contrapartida da Prefeitura para abrigar um projeto de quase MEIO BILHÃO DE REAIS. “Agradeço o irrestrito apoio do governador do Paraná, Ratinho Junior, do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, e do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano. É a geração de emprego e renda, é o desenvolvimento que a gente tanto clama para toda a região”, afirmou o prefeito.

O projeto será edificado em uma área de 117 alqueires ou 2.831.400 metros quadrados. A prefeitura, por sua vez, executará as obras de infraestrutura para a construção. A Agro Laranjeiras será especializada na produção de leitões, que são criados até os 25 dias de vida. Na sequência, eles serão encaminhados para as empresas parceiras, que vão engordar os animais para o abate em frigoríficos. A estimativa é produzir 20 mil leitões desmamados por semana. 

MAIS EMPREGOS – A Agro Laranjeiras deve gerar 200 empregos diretos e mais 885 indiretos, somando trabalhos como transporte de animais, transporte de ração, assistência técnica, abate nas indústrias e fábricas de ração. 

INFRAESTRUTURA – A nova indústria contará com duas unidades produtoras de leitões desmamados, com capacidade de 31,2 mil matrizes (porcas criadoras) e um sítio para abrigar as leitoas que aguardam nova fecundação, somando 130 mil metros quadrados de área voltada à produção suína. 

Além destes espaços, o complexo também vai contar com 70 residências para funcionários; armazém para 200 mil sacas de milho; uma fábrica de ração de 25 toneladas por hora; uma garagem para veículos, máquinas e equipamentos agrícolas; escritório administrativo; refeitório; lavanderia; balança rodoviária e rodolúvio, onde passam os caminhões para a desinfecção obrigatória. No total, são mais de sete mil metros quadrados de área construída.

Assessoria