Iniciativas
realizadas durante a Semana Nacional de Educação Financeira incluem oficinas
gratuitas sobre organização do orçamento e distribuição de 1,3 milhão de
revistas em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem
Oficinas gratuitas de planejamento do orçamento,dicas de educação financeira para o público infantil, adolescentes e adultos e constante treinamento dos colaboradores voluntários que atuam nos projetos sobre o tema. Essas são algumas das iniciativas que o Sicredi tem desenvolvido, ao longo dos anos, com o objetivo de cooperar para uma vida financeira mais sustentável dos associados e da sociedade. Com esse propósito, a instituição financeira cooperativa participa de mais uma edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que começou no dia 8 e prossegue até 14 de novembro, com reforço nos projetos voltados à comunidade.
Na
Sicredi Grandes Lagos PR/SP, as oficinas de educação financeira contam com
apoio de muitos colaboradores voluntários dos estados do Paraná e litoral de São
Paulo. Estão previstas ações presenciais e no formato virtual que integram o
programa nacional "Cooperação na Ponta do Lápis” e que visam transmitir
conteúdos sobre planejamento do orçamento, controle de gastos e crédito
consciente para públicos de diferentes idades.
“Como
instituição financeira cooperativa estamos conectados com as comunidades onde
atuamos para a geração de desenvolvimento e renda. Por isso é tão importante
nos mantermos firmes no propósito de transmitir o conhecimento com ações de
educação financeira voltada para todas as idades”, afirma o presidente da
Sicredi Grandes Lagos, Orlando Muffato.
No
mês de novembro o Sicredi também lança, nos estados do Paraná, São Paulo e Rio
de Janeiro, três edições de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem com
conceitos de educação financeira. Desenvolvidos especialmente para o Sicredi
pela Mauricio de Sousa Produções, os gibis são baseados no conteúdo do Caderno
de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil
e tem como objetivo levar aos adolescentes e jovens histórias sobre organização
do orçamento de forma mais descontraída e conectada com o dia a dia.
Mauricio
de Sousa ressalta a importância de tratar temas importantes com uma linguagem
voltada para as novas gerações. “Em minha juventude, se tivesse essas
informações, me ajudaria muito no início de minha vida profissional. Nestas
revistas são passadas dicas importantes por meio dos personagens, que já fazem
parte do universo jovem, na linguagem leve e eficaz dos quadrinhos”, aponta.
O
projeto com os gibis especiais da Turma da Mônica teve início em 2018, com o
lançamento das três primeiras edições voltadas ao público infantil. Ao todo,
seis edições para as crianças já foram disponibilizadas nas agências do Sicredi
e durante as oficinas, além dos desenhos animados que podem ser assistidos no
canal oficial do Sicredi noYouTube.