Paraná conquista 17 medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Paraná conquista 17 medalhas no Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo

 


Seis ouros, seis pratas e cinco bronzes. Essas foram as conquistas dos atletas do Paraná no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, que ocorreu no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel. O evento teve apoio do Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, da Federação de Atletismo do Paraná (FAP) e da Prefeitura de Cascavel.


A delegação paranaense terminou em segundo lugar geral na classificação com 17 medalhas. São Paulo ficou com o primeiro lugar e Santa Catarina com a terceira colocação. No feminino, foram oito medalhas e a terceira classificação geral. Já no masculino, nove medalhas e a segunda colocação geral.

A primeira medalha paranaense veio nos 1000 metros com obstáculos, com Juliany Francisca da Costa, do Geração Atletismo Cianorte. Com a marca de 3 minutos, 29 segundos e 53 milésimos, ela conquistou o ouro. A delegação também subiu ao pódio com salto triplo, lançamento de disco, 100 metros com barreira, salto em altura, pentatlo, lançamento de martelo, arremesso de peso, 250 metros, 300 metros com barreira e 4x75 metros.


Entre os 17 atletas que medalharam, três são bolsistas do programa Geração Olímpica e Paralímpica: Lucas Fracaroli, Letícia Evelyn Lopes e Luís Felipe Albilio Gomes Barbosa. Trata-se do maior programa em nível estadual de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta e conta com o patrocínio exclusivo da Companhia Paranaense de Energia (Copel).


CNTA – O Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel (CNTA) foi inaugurado em fevereiro deste ano. Com o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, o local recebeu seu primeiro grande evento nacional após a paralisação das atividades esportivas por conta da pandemia.

Participaram 480 atletas, 102 clubes, 17 estados e o Distrito Federal. Foram 96 medalhas em provas individuais.


Com um investimento total de R$ 21.392.968,10, sendo 70% do montante proveniente do governo federal e 30% do Governo do Estado, a instalação tem uma área de terreno de 86.211,69 metros quadrados e área construída de 8 mil m², contendo guarita, alojamento, arquibancada, pista de aquecimento coberta, área de fisioterapia e pista de padrão internacional, de acordo com normas da Associação Internacional de Federações de Atletismo.


Confira a lista de atletas do Paraná com medalhas:



AEN