Acordo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de Porto Barreiro e a Universidade Federal da Fronteira Sul - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Acordo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de Porto Barreiro e a Universidade Federal da Fronteira Sul

 


Acordo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de Porto Barreiro e a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras para oferta de duas turmas do curso de graduação “Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura”.

No dia 25 de agosto de 2021, os professores da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul Ana Hammel, Eloá Gehlen, Fabio Pontarolo e Roberto Finatto estiveram na sede da prefeitura municipal de Porto Barreiro para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a UFFS e a Prefeitura do município. Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito municipal Vanderlei Volff, as secretarias de Educação, Eliani Dal Moro e de planejamento Sandra Gnoatto.
O acordo de cooperação tem como objeto a oferta de duas turmas, com 40 alunos cada uma, do curso de graduação “Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura” em parceria com o município. O curso forma professores para atuar nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, preferencialmente nas escolas do campo. Ele está organizado em regime de alternância, tendo o semestre acadêmico dividido em dois períodos de formação: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade. Durante o Tempo Universidade os estudantes ficarão hospedados no espaço onde funcionava a antiga casa familiar rural do município, tendo parte das aulas neste mesmo local e parte no Campus Laranjeiras do Sul da UFFS.
Segundo o professor Roberto Finatto, coordenador do curso, “esta parceria é fundamental, já que a UFFS não possui estrutura própria para a hospedagem dos estudantes durante o Tempo Universidade. Além disso, este acordo amplia as possibilidades de acesso e permanência ao ensino superior público e gratuito pela comunidade regional, especialmente para os munícipes de Porto Barreiro”.
Por meio do acordo de cooperação técnica a UFFS disponibilizará professores e se responsabilizará pela parte documental e de registro dos estudantes; já a Prefeitura de Porto Barreiro será responsável pela manutenção da estrutura de alojamento e pelo transporte dos estudantes até o Campus, quando for o caso.
O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e possui nota 4 (sendo 5 a nota máxima).
Em breve será divulgado o edital com as informações sobre o processo seletivo. Qualquer pessoa com o ensino médio concluído poderá se inscrever.

Informações Assessoria de Imprensa