Acendimento da chama crioula marca a abertura da semana farroupilha em Quedas do Iguaçu - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

Acendimento da chama crioula marca a abertura da semana farroupilha em Quedas do Iguaçu

 


A Prefeitura de Quedas do Iguaçu por meio da secretaria de Cultura é uma das organizadoras dos Festejos Farroupilhas, que teve início no sábado (11).

O patrão Adriano Ribeiro chegou com a tradicional Cavalgada da Cia Batendo o Casco para o acendimento da Chama Crioula
Chama Crioula
A Chama Crioula é o marco Inicial do movimento tradicionalista organizado. É um resgate dos valores antigos em termos de música, dança e indumentária. O ato da Chama Crioula, caracterizado na história, teve origem no dia 7 de setembro de 1947, por um grupo de estudantes, liderados por Paixão Côrtes, que carregaram um cabo de vassoura com a chama da Pira da Pátria, pelas ruas de Porto Alegre até chegar ao colégio Júlio de Castilhos, onde foi fundado um departamento de tradições gaúchas. Eles realizaram a primeira “Ronda Crioula”. 
📌Durante a abertura oficial, o secretário de Cultura Jair Fontanella, falou do prazer em anunciar o cantor Valdomiro Maicá e aproveitou para anunciar para o ano que vem a volta do Pealo da Canção.
👉Ainda durante a abertura, o presidente da Câmara Adilson Poleze falou da forte presença gaúcha no município. “Apesar da minha descendência paranaense, é uma cultura que admiro muito, porque é do povo e está inserida em nossa própria identidade. Esperemos que este galpão, os ranchos sejam, até domingo um espaço para a culinária, a música e boas prosas”, finalizou.
👏Ao utilizar a palavra o prefeito Elcio Jaime da Luz falou sobre a importância da Chama “A Chama Crioula representa a paixão pela cultura e pelas tradições. Representa a memória dos que nós perdemos, mas também dos nossos heróis, que tiveram a coragem de enfrentar o império. Lutamos por um ideal. Esse ideal, essa história, que evocamos essa Semana”, salientou.
🙏Conforme o prefeito, a Semana Farroupilha de Quedas do Iguaçu é a maior da Cantuquiriguaçu. “Seria mais fácil ter cruzados os braços. Mas, quero reafirmar o meu compromisso com o tradicionalismo e com a cultura na nossa cidade. Até 2024, vamos seguir investindo como fizemos o asfalto até o CTG, agora é hora de investir no galpão”, completou

Fonte:

Portal Quedas Digital