XII Conferência Municipal da Assistência Social de Marquinho - Cantu em Foco - As principais notícias da região, você encontra aqui no Cantu em Foco

URGENTE

XII Conferência Municipal da Assistência Social de Marquinho


Na terça-feira 24, aconteceu a XII Conferência Municipal da Assistência Social de Marquinho. Em razão da pandemia e seguindo todos os protocolos de segurança, o evento foi realizado de forma presencial com participação da sociedade civil e poder público do município se reuniram para avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único da Assistência Social – SUAS.

O evento contou a presença do prefeito Elio Bolzon Junior, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, João Yung Neto, primeira-dama e Coordenadora da Secretaria Municipal de Ação Social, Tisiane Varela S. Bolzon, coordenador do CRAS Gomercindo Roberto de Paula e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Elaine de Fátima Burato.
Nesta edição, a palestrante Cleucimara Molon Jubelli, trabalhou o tema:“Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdade e garantir proteção social”. Na sequência o professor João Paulo B. dos Santos da cidade de Dois Vizinhos, o qual conduziu o cerimonial passou o comando para início dos trabalhos em grupos. Além disso, o público participante foi contemplado com uma apresentação cultural realizado pelos adolescentes do Projeto Construindo Laços que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de coordenados pela Jucimara Duarte.
A conferência é o momento de fazer um balanço do que está acontecendo no município com respeito à política de assistência social e estabelecer novos rumos para os próximos anos. Após apresentação e aprovação das propostas deu-se eleição dos novos conselheiros, ficando da seguinte forma:
Representantes Governamentais:
Secretaria Municipal de Ação Social - Titular: Tisiane Varela S. Bolzon, e Suplente Gomercindo Roberto de Paula.
Secretaria Municipal de Agricultura -Titular: Alesson Machado e Suplente: Fernanda Andrade.
Secretaria Municipal de Saúde - Titular: Silvani Tofolli e Suplente: Cristiane Luczinski,
Secretaria de Municipal de Educação - Titular: Juliana Eleutério Barbosa e Suplente: Suzana de Almeida.
Secretaria Municipal de Finanças -Titular: Diego Pereira Moreira e Suplente: Denise Kubiak
Representantes das Entidades Não Governamentais:
APAE - Titular: Andréia Walionka Apolinário e Suplente Jaqueline Padilha,
Associação Reviver - Titular Luiz Bocalon e Suplente: João Maria Cardoso
Pastoral Familiar - Titular: Maria Elena Demário e Suplente: Odete Marcelino,
Pastoral da Criança - Titular: Beatriz Nicolau e suplente: Neuza Zorzetto,
Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Marquinho-PR (ACEM):
Titular Zulma Fernandes e Suplente: Ana Paula Naumiuk.
Posteriormente foram eleitas Carla Aparecida Pilotto para Delegado Titular e Patrieli de Almeida, Suplente para representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social que será nos dias 20, 21 e 22 de outubro, local a ser confirmado.