O período em que estamos passando merece um pouco mais de atenção e cuidados, no início do mês de agosto o governo do Paraná decretou emergência hídrica em todo o estado, este ano tivemos um inverno rigoroso com ocorrências de geadas que afetaram as vegetações. Com esta estiagem e a vegetação seca, forma-se um ambiente propício à incêndios e por isso o governo municipal alerta a população para estes riscos.
O comandante da Defesa Civil de Guaraniaçu, Sargento Saraiva, falou sobre estas situações e que o momento merece atenção e cuidados, principalmente da colaboração da população para que não ocorram incêndios, pois a nossa região é extensa em áreas de pastagens, de cultivos e muitas delas próximas a reservas ambientais ou a perímetros urbanos, o que gera um grande risco a todos.
Saraiva ainda frisa que a baixa umidade relativa do ar e os ventos, oferecem grandes riscos, pois o simples ato de queimar folhas no fundo do quintal ou uma bituca de cigarro jogada na vegetação seca, pode-se perder o controle da situação e causar incêndios e deixar grandes danos materiais e ambientais. Por isso fica o alerta e o pedido de colaboração de toda a comunidade.
“Estamos disponíveis para o atendimento, mas antes de tudo precisamos pensar na prevenção. Nós temos ainda como principal origem dos incêndios provocados pelos homens, então se cada um de nós fizer a sua parte a gente consegue evitar grandes prejuizos” Disse Saraiva.
O sargento ainda destacou que no ano passado atenderam a ocorrências de incêndios que atingiram áreas de 10,20,30 alqueires que foram consumidas pelo fogo, tanto em Guaraniaçu como nos municípios vizinhos.
A Defesa Civil disponibiliza os seguintes números para atendimento:
199 - Defesa Civil de Guaraniaçu
193 - Central Cascavel
(45) 3220 - 0000 Central de Emergências de Cascavel
Informações Prefeitura Municipal